Satélites da Starlink podem ser alvo da Rússia, diz Elon Musk

1 min de leitura
Imagem de: Satélites da Starlink podem ser alvo da Rússia, diz Elon Musk
Imagem: Starlink

O CEO da Starlink, Elon Musk, afirmou em uma postagem no Twitter que antenas da rede de satélites mantida pela empresa pode ser alvo de um ataque de origem russa.

Segundo Musk, o fato de a internet norte-americana estar operando em territórios ucranianos que tiveram outras plataformas de rede desligadas pode ajudar moradores da região, mas ao mesmo tempo faz do sistema um inimigo de Vladimir Putin. O presidente da Rússia está há mais de uma semana invadindo o país vizinho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"O Starlink é o único sistema de comunicação não russo que ainda funciona em algumas partes da Ucrânia, então a probabilidade de ele ser um alvo é alta. Por favor, usem ele com cuidado", afirmou o executivo.

O executivo pediu que usuários só liguem a rede em suas casas quando for necessário e "coloquem as antenas o mais longe  de pessoas", se possível cobrindo ela com algum tipo de camuflagem para evitar a detecção. Nos últimos dias, o empresário doou mais terminais para a Ucrânia a pedido do governo local para suprir demandas do país por equipamentos de comunicação.

Ainda de acordo com Musk, a rede da Viasat na Ucrânia apresentou instabilidade há alguns dias por causa de um ciberataque geral de origem russa — e o mesmo poderia acontecer com a Starlink.

A guerra cibernética é vista como uma etapa importante deste conflito e atores estatais da Rússia já teriam derrubado sites importantes do país vizinho para dificultar comunicações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.