Google explica como modera as avaliações postadas no Maps

1 min de leitura
Imagem de: Google explica como modera as avaliações postadas no Maps
Imagem: Google/Divulgação

As avaliações publicadas diariamente no Google Maps ajudam milhões de pessoas a tomar decisões sobre lugares e empresas. Em comunicado divulgado nessa quarta-feira (2), a companhia de Mountain View explicou como é feita a moderação dos comentários na plataforma, fornecendo detalhes a respeito de como ela tenta evitar a publicação de conteúdos impróprios.

Segundo a big tech, todas as postagens no Maps são analisadas primeiro por seu sistema de aprendizado de máquina, treinado para detectar possíveis violações das políticas da empresa. Os robôs são capazes de identificar conteúdos abusivos, enganosos e irrelevantes, levando em conta determinados critérios e padrões.

Essa tecnologia, que realiza a maior parte do trabalho, também verifica se a conta que postou a avaliação possui histórico de comportamento suspeito. Atividades incomuns, como muitos comentários em pouco tempo, e o surgimento de notícias que podem ter influenciado postagens fraudulentas, são outros fatores relevantes.

Comentários considerados abusivos podem ser denunciados para a moderação da plataforma.Comentários considerados abusivos podem ser denunciados para a moderação da plataforma.Fonte:  Google/Divulgação 

Outro ponto destacado pela gigante das buscas é que os robôs têm a habilidade necessária para evitar avaliações negativas referentes a empresas que proibiram a entrada de alguém por não apresentar cartão de vacina contra covid-19, quando isso é uma exigência legal. As políticas da plataforma são atualizadas frequentemente para incluir regras como essa.

Humanos em ação

Toda essa avaliação feita pelos robôs do Google acontece em segundos e, se não for encontrada nenhuma violação, a postagem é publicada imediatamente. Mas o trabalho não para por aí, pois o sistema continua a monitorar os comentários, acionando a equipe de moderação humana quando usuários finais e empresas denunciam algum conteúdo.

Se isso ocorrer, as avaliações ofensivas no Google Maps são analisadas pelos moderadores de carne e osso e removidas, se ferirem as políticas de uso. Dependendo da gravidade do caso, a conta responsável pelo conteúdo sinalizado como impróprio pode ser suspensa da plataforma ou até mesmo processada judicialmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.