YouTube ganha nova interface nos apps para Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: YouTube ganha nova interface nos apps para Android e iOS
Imagem: Pixabay

A versão mobile do YouTube está recebendo uma importante atualização, conforme relata o The Verge nesta quarta-feira (2). O app da plataforma de vídeos ganhou uma nova interface no Android e no iOS, que facilita as ações de curtir, comentar e compartilhar os conteúdos visualizados.

De acordo com a publicação, a interface atualizada só aparece ao colocar a exibição de vídeos no modo de tela cheia no celular. O novo visual traz os botões “Gostei”, “Não gostei”, “Compartilhar” e “Salvar na lista de reprodução” alinhados no canto esquerdo inferior, junto com a opção para abrir os comentários da publicação.

Esses botões aparecem assim que o vídeo em exibição é pausado ou quando o usuário toca em qualquer parte da tela. No caso dos comentários, o toque na opção referente a eles também possibilita a abertura das conversas no modo paisagem, em uma barra na lateral direita, sem que a reprodução do vídeo seja interrompida.

A nova interface já chegou para alguns usuários da plataforma nos dispositivos móveis.A nova interface já chegou para alguns usuários da plataforma nos dispositivos móveis.Fonte:  The Verge/Reprodução 

Há também uma nova seção “Mais vídeos” localizada no canto direito inferior da tela. Ao tocar nela, é aberta uma lista com produções recomendadas, cuja temática seja semelhante ao do conteúdo assistido atualmente, permitindo obter informações a mais sobre aquele determinado assunto.

Como era antes

Na versão anterior do app do YouTube para dispositivos móveis, esses botões de curtida, não curtida, salvar e compartilhar não ficavam visíveis para o usuário. Era necessário sair do modo paisagem e voltar ao retrato para visualizar os comentários e deslizar o dedo de baixo para cima se quisesse ver as outras alternativas, enquanto os vídeos relacionados apareciam em uma barra inferior.

O gesto mencionado na interface antiga, necessário para mostrar os botões, costumava causar problemas para alguns usuários, entrando em conflito com os gestos de navegação do sistema. Muitas pessoas acabavam acionando o botão home acidentalmente, ao realizá-lo.

A seção de comentários ficou mais fácil de ser acessada.A seção de comentários ficou mais fácil de ser acessada.Fonte:  The Verge/Reprodução 

De acordo com o site, a nova interface do YouTube no Android e no iOS começou a ser disponibilizada no início desta semana. O design renovado deve chegar a toda a base de usuários do app nos próximos dias.