Spotify cria regras para desinformação após remover Neil Young

1 min de leitura
Imagem de: Spotify cria regras para desinformação após remover Neil Young
Imagem: Unsplash

Na última quinta-feira (27), as músicas de Neil Young foram retiradas do Spotify por conta de uma polêmica causada por conteúdos desinformativos sobre a vacinação contra a covid-19 no podcast de Joe Rogan. Já no domingo (30), a plataforma de streaming publicou um comunicado revelando a sua nova abordagem em relação aos conteúdos relacionados ao coronavírus.

Após as críticas ao podcast The Joe Rogan Experience, que já entrevistou convidados antivacinas e conspiracionistas, como Alex Jones, o Spotify vai adicionar avisos sobre a covid-19 em episódios de podcasts que discutem sobre questões relacionadas à pandemia.

“Este aviso direcionará os ouvintes ao nosso dedicado hub sobre covid-19, um recurso que fornece acesso fácil a fatos baseados em dados, informações atualizadas compartilhadas por cientistas, médicos, acadêmicos e autoridades de saúde pública em todo o mundo, bem como links para fontes confiáveis”, revela a publicação oficial do Spotify.

A mensagem foi publicada pelo CEO do Spotify, Daniel EkA mensagem foi publicada pelo CEO do Spotify, Daniel Ek.Fonte:  Spotify 

Contra a desinformação

De acordo com o serviço de streaming, infratores reincidentes espalhando informações falsas sobre o coronavírus podem ter suas contas suspensas ou banidas, além de sofrer com a remoção do conteúdo que espalha desinformação. Segundo o Spotify, Joe Rogan não atingiu o limite de infrações para a remoção dos episódios.

Qualquer conteúdo que espalhe informações falsas sobre “AIDS, covid-19, câncer ou outras doenças graves que ameaçam a vida ou não são reais” serão removidas. Também serão afetados aqueles que incentivarem a infecção proposital com o coronavírus com o intuito de aumentar a imunidade.

De qualquer forma, além de Neil Young, os músicos Joni Mitchel e Nils Lofgren também removeram suas músicas da plataforma em apoio ao protesto. A podcaster Brené Brown também vai evitar adicionar novos episódios do seu podcast  por algum tempo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.