Metas para 2024: como criar uma rotina à prova de desmotivação?

4 min de leitura
Imagem de: Metas para 2024: como criar uma rotina à prova de desmotivação?
Imagem: Getty Images

O ano novo já está batendo na porta e muitas pessoas estão engajadas em cumprir suas metas para 2024. Essa é uma prática muito comum, uma vez que a empolgação e a animação de um novo ano realmente nos incentivam a definir novos objetivos em diversas áreas.

Entretanto, não são raros os casos daqueles que logo desistem de suas resoluções e abandonam seus planos antes mesmo de o mês de janeiro terminar. Por isso, vamos compartilhar os quatro passos do Método LIDE para ajudar na criação de uma rotina que seja "à prova" de desmotivação. Além disso, apresentamos algumas dicas extras para manter as metas estipuladas para o ano novo. Confira!

Quais são os pilares do Método LIDE?

Ao contrário do que muitos podem estar imaginando, o Método LIDE não é uma fórmula mágica que vai simplesmente garantir o cumprimento de resoluções. Na verdade, trata-se de um passo a passo que ajuda a ter uma visão mais leve e realista de temas diversos, como produtividade e rotina, além de auxiliar na definição e na estruturação de uma rota.

Para isso, alguns passos são importantes de se ter em mente. Elencamos eles aqui para que você consiga entendê-los:

Passo 1 – Lapidar (clareza)

Sem entender o seu ponto de partida não é possível chegar ao destino.Sem entender um ponto de partida, não é possível chegar ao destino.Fonte:  CTPP 

O primeiro passo do Método LIDE é conferir mais clareza para a vida. Não é possível chegar a um destino sem antes conhecer o ponto de partida. Por isso, o ato de lapidar o início da jornada consiste em listar quais são os hábitos que se quer abandonar e também definir aqueles que se deseja reforçar.

Para fazer isso, basta pegar uma folha de papel e escrever ao menos 10 linhas contendo a seguinte estrutura:

  • Eu vou [verbo + meta] até [data específica] porque [motivação] é importante para mim.

Ao escrever a lista, é preciso substituir as palavras em colchetes por aquilo que se quer abandonar ou reforçar. Abaixo compartilhamos três exemplos para inspiração:

  • Eu vou perder 5 kg até o mês de junho porque manter o corpo saudável é importante para mim;
  • Eu vou ler 2 livros até o mês de fevereiro porque o aprendizado contínuo é meta para mim;
  • Eu vou planejar os meus gastos até o final do mês de fevereiro porque a liberdade financeira é essencial para mim.

Passo 2 – Implantar (planejamento)

Defina como você pretende cumprir seus objetivos criando rotas realistas para cada meta.Definir como se pretende cumprir os objetivos por meio da criação de rotas realistas para cada meta.Fonte:  Perftracker 

Agora que temos um pouco mais de clareza sobre as metas para o ano, chegou a hora de se concentrar no planejamento. Esse passo consiste em refletir sobre o caminho que precisa ser percorrido para que os objetivos sejam alcançados.

Implantar esse planejamento é essencial, especialmente para saber exatamente o que fazer. Se o desejo é emagrecer, por exemplo, a pessoa precisa definir quantas vezes vai se exercitar durante a semana ou, talvez, como mudará a sua alimentação.

A dica importante é definir uma estratégia realista e que seja alcançável considerando um ponto de partida.

Passo 3 – Desbravar (estratégia)

Colocar em prática uma rotina realista é o que vai aproximá-lo de suas resoluções.Colocar em prática uma rotina realista é o que vai aproximar o indivíduo de suas resoluções.

Terminado o planejamento, é hora de "pôr a mão na massa". O terceiro passo do Método LIDE consiste em desbravar a lista feita e colocá-la em prática, esforçando-se para criar uma rotina com base nessas atividades.

Antes que alguém diga que “não gosta de rotina”, saiba que a nossa vida é comandada por rotinas, ou seja, comportamentos que se repetem de forma sucessiva. O diferencial daquelas pessoas que alcançam seus propósitos é que elas criam hábitos positivos e que as aproximam de suas metas.

Passo 4 – Engrenar (motivação)

Para ter certeza de que os seus alvos serão cumpridos, é preciso revisar a sua lista regularmente.Para ter certeza de que os "alvos" serão atingidos, é preciso revisar a lista regularmente.Fonte:  ConsorcioMagalu 

Definir um plano e começar a segui-lo é uma tarefa relativamente fácil. Porém, engrenar uma rotina sem contar com uma motivação é o verdadeiro desafio. É por isso que o quarto passo do método LIDE consiste em implementar uma revisão sistemática do planejamento, que pode acontecer de forma semanal, mensal ou trimestral.

Essa revisão é importante para manter o foco nas metas mesmo que falte motivação. Afinal de contas, o importante é continuar fazendo aquilo que é necessário mesmo com a falta de vontade de colocar aquilo em prática. Afinal, consiste em aplicar o método novamente, mas levando em conta o que já foi realizado.

7 dicas extras para que seus objetivos sejam alcançados em 2024

  • Escrever as resoluções no papel (físico) e mantê-las por perto;
  • Criar alvos realistas considerando a própria realidade;
  • Dividir a lista por áreas específicas da vida, como âmbitos profissional e pessoal;
  • Associar os objetivos a atividades que promovem prazer, especialmente aquelas que envolvem a mudança de hábitos;
  • Levar em conta possíveis variáveis em cada uma das resoluções e revisões;
  • Ao longo do ano, ao fazer as revisões, ajustar os alvos para que eles continuem refletindo propósitos alcançáveis;
  • Divertir-se no processo! Mudar hábitos é algo que precisa ser prazeroso de ser feito, e não penoso.

Quais são outras dicas você que acha importante seguir para conseguir cumprir as resoluções? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais e, claro, um feliz Ano Novo para todos os leitores do TecMundo! Até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.