Confira alguns dos melhores sincronizadores do Baixaki!

3 min de leitura
Imagem de: Confira alguns dos melhores sincronizadores do Baixaki!

A sincronização é uma tarefa muito interessante para quem faz uso de vários computadores, em casa ou no trabalho, e quer contar com as mesmas configurações e arquivos nos dois ambientes, por exemplo. Outra aplicação é em LAN houses e alguns escritórios que compartilhem arquivos.

Este pequeno artigo visa listar alguns dos melhores aplicativos do gênero. Clicando no nome de cada um deles, ou em links inseridos no texto, você será direcionado à página de download do programa, com informações adicionais e específicas sobre ele.

Sincronização

Em geral, um aplicativo de sincronização realiza uma cópia perfeita de diretórios estabelecidos pelo usuário, levando todo esse conteúdo a outra pasta, disco rígido ou computador. Quando o processo é dentro do mesmo PC, ele pode ser considerado como apenas um backup comum.

Outra característica importante neste tipo de programa é o fato da cópia dos arquivos ser em muitos casos programada, ocorrendo automaticamente entre um local e outro. Assim, você não precisa se preocupar em realizar a tarefa manualmente para ter seus arquivos sincronizados.

Pure Sync

O primeiro aplicativo de nossa lista é um exemplo de programa simples e eficaz na sincronização de arquivos. Ele conta basicamente com todas as funções fundamentais no estilo, se adequando às necessidades de grande parte dos usuários de sincronizadores.

Sua instalação é descomplicada e em poucos minutos você dominará suas funções principais. É possível sincronizar arquivos entre computadores de uma mesma rede, além de dispositivos móveis ou computadores remotos, tudo via FTP, função que infelizmente só funciona na versão paga do programa.

OffiSync

Com uma temática de sincronização mais específica, o OfficeSync é a ferramenta ideal para grupos de trabalhos acadêmicos. Ele sincroniza diretamente os arquivos utilizados no Office 2007 com o Google Docs, o serviço de documentos online do Google.

Se você não tem a disponibilidade de encontrar seus colegas em uma biblioteca ou na casa de algum deles, a opção é ideal para trabalhos em grupo, mesmo à distância. Clique no link de download do OffiSync e confira uma descrição completa sobre suas funções.

FreeFileSync

Este é outro programa que segue os padrões adotados pelo gênero em suas características principais. Ele permite a sincronização entre pastas de um modo simples e intuitivo, a partir de poucos cliques por parte do usuário.

Um aspecto interessante do programa é sua interface, que torna a utilização muito facilitada. Sem comandos complexos, ele se torna uma opção interessante para usuários menos familiarizados com os processos de sincronização.

Powerfolder

O aplicativo é ideal para quem precisa manter arquivos e pastas sincronizados em computadores diferentes, como arquivos do trabalho ou notebook para um computador em casa. Seu maior destaque é a maneira de realizar a sincronização, feita através do modo P2P, o mesmo utilizado por programas de compartilhamento de arquivos.

Foxmarks

Também com uma proposta um pouco diferente da grande maioria dos seus congêneres, o Foxmarks possibilita a sincronização de seus dados do Firefox através da Internet, mantendo históricos, favoritos e outras configurações para o caso de você precisar formatar o PC, por exemplo. O Foxmarks atua como um plugin simples do navegador, sem pesar para a sua máquina.

Nero BackItUp

Finalizando a nossa lista, escolhi o Nero BackItUp como uma indicação, tanto para quem quer fazer backups de qualidade quanto para suas funções de sincronização, que mantém a qualidade dos aplicativos da Ahead.

Além de realizar backups como sua ferramenta principal, o programa conta ainda com funções de sincronização muito completas. Sua interface é amigável e permite que qualquer tipo de usuário rapidamente realize todas as funções presentes no programa.

UTILIZE NOSSA BUSCA

Caso você precise de programas para sincronizar arquivos ou quaisquer outras categorias, basta utilizar algumas palavras-chave específicas em nossa busca. Desta forma, os resultados mais coerentes com sua pesquisa aparecerão na tela, facilitando encontrar o que você precisa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.