Provedor de internet pagava a traficantes por área de cobertura

1 min de leitura
Imagem de: Provedor de internet pagava a traficantes por área de cobertura
Imagem: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro/Facebook

A Polícia Civil do Rio de Janeiro lançou uma operação na manhã desta quinta-feira (18) contra uma empresa provedora de internet, que não teve seu nome revelado, suspeita de pagar a traficantes para obter uma espécie de "exclusividade" na exploração do serviço em algumas comunidades. De acordo com o G1, após o pagamento, cabos de companhias concorrentes eram cortados e grupos armados impediam os reparos sob ameaças de morte.

Segundo as denúncias, o sinal de TV do grupo, investigado pela operação "Tráfico.com", atua a partir da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. A quadrilha já teria atuado em comunidades de Dendê (na própria ilha), do Morro dos Macacos (Vila Isabel), Manoel Correa e Jardim Nautilus (Cabo Frio), Vila Tiradentes (São João de Meriti) e Jacaré (Niterói).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Traficantes cortavam os cabos das empresas concorrentes. (Fonte: Shutterstock/Reprodução.)Traficantes cortavam os cabos das empresas concorrentes. (Fonte: Shutterstock/Reprodução.)Fonte:  Shutterstock 

Como operava a provedora do tráfico no Rio?

As investigações da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) revelaram que a empresa presta serviços na distribuição de sinal de internet, telefonia e TV a cabo, e que efetua pagamentos semanais aos líderes do tráfico nas comunidades abrangidas pela cobertura, para que as empresas concorrentes sejam afastadas, no sentido de criar um verdadeiro monopólio na região.

De acordo com relatos de técnicos instaladores da Oi, Vivo e Claro, indivíduos armados os abordavam quando eles chegavam às comunidades dominadas pelo provedor associado ao tráfico, e os expulsavam sob ameaças com armas de fogo. Muitas dessas chamadas destinavam-se justamente a serviços de reparos em equipamentos vandalizados ou incendiados pelos próprios criminosos.

Estima-se que a empresa suspeita tenha obtido nessas regiões mais de 20 mil clientes, com um faturamento bruto mensal superior a R$ 1 milhão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.