Falha no Google Cloud deixa serviços como Spotify fora do ar hoje (16)

2 min de leitura
Imagem de: Falha no Google Cloud deixa serviços como Spotify fora do ar hoje (16)
Imagem: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock

Uma falha no Google Cloud foi apontada como a responsável por deixar serviços como Spotify, Discord, Snapchat, apps de banco e outros fora do ar na tarde desta terça-feira (16). As reclamações em relação aos problema scomeçaram a aumentar por volta das 14h30 (horário de Brasília), de acordo com o site Down Detector.

A página de monitoramento pontuou que no caso do serviço de músicas e podcasts as reclamações eram sobre Website (59%), Aplicativo Móvel (21%) e Streaming de Áudio (20%). O mapa de falhas mostrava que dentre os usuários mais afetados estavam moradores de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza.

O TecMundo realizou um teste na versão para computador do app, que ao invés de ser executado, mostrava uma mensagem de “erro 404”. Na versão mobile, cujo acesso também não foi possível, havia a mensagem de “Algo deu errado”.

Spotify

Como naturalmente acontece, as pessoas aproveitaram o Twitter para reclamar da situação e questionar sobre o porquê as plataformas não estavam funcionando. Nas pesquisas, foi possível perceber que usuários falantes do inglês, espanhol também estava falando sobre o assunto.

O motivo das quedas

A página Spotify Status, no Twitter, comentou que estava ciente dos problemas e que a situação estava sendo verificada. Apesar disso, não foram dados mais detalhes sobre os casos.

A página oficial do Discord também falou sobre a situação, dizendo que estava verificando o que estava acontecendo.

A página oficial do Google Cloud no Twitter chegou a responder usuários que a equipe de suporte estava atualizando a página de Status do serviço sobre o que estava acontecendo.

[Atualização – 15h45]: Depois de reconhecer que havia um problema de rede global no serviço de nuvem, o Google Cloud atualizou sua página de Status que a questão havia sido “parcialmente resolvida”.

Google Cloud

O Discord chegou a atualizar sua página dizendo que a plataforma já estava “operacional” e que não havia nenhum outro impacto. O Spotify também voltou a funcionar sem o erro 404 por volta das 15h45.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.