Google Chrome perderá sincronização de dados em versões antigas

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome perderá sincronização de dados em versões antigas
Imagem: Wikipedia Commons

A Google encerrará o suporte para o recurso de sincronização de dados em seu navegador Chrome na versão "48", bem como suas antecessoras. A decisão já havia sido comentada nas notas de desenvolvimento da versão "95", disponibilizada no último dia 19 de outubro, mas só deve entrar em vigor no lançamento da vindoura versão "96".

Como sugere o Diretor de Engenharia do Google Chrome, Jochen Eisinger, o objetivo da mudança não é "forçar" a atualização para os usuários, mas promover mais segurança, já que a versão "48" possui uma parcela significativa de vulnerabilidades — além de ter sido lançado ainda no final de 2015. Considerando o funcionamento do recurso de sincronização, que mantém dados sensíveis dos usuários em conformidade entre diferentes dispositivos, a decisão da Google torna-se mais compreensível, mesmo que desagrade alguns internautas.

A empresa também aproveitou para cancelar qualquer suporte remanescente para o recurso de sincronização presente em alguns navegadores terceiros baseados no Chromium. Segundo a companhia, essa função é "destinada apenas ao uso do Google". Até o momento, os usuários ainda podem gerenciar seus dados na página dedicada da plataforma.

Ademais, vale ressaltar que a decisão não deve prejudicar um grande número de usuários: dados fornecidos pelo site StatCounter mostram que apenas 2,5% dos internautas utilizam versões anteriores à "85" do Chrome. Assim, os interessados em manter os privilégios do recurso de sincronização devem atualizar, pelo menos, para a versão "49" do navegador da Google — um processo que provavelmente resultará na instalação da versão mais recente disponível, sendo elas a "95" ou "96".

Para obter atualizar o navegador, basta acessar sua seção de Configurações e clicar, adiante, na aba "Sobre o Google Chrome" para verificar novas atualizações e iniciar o processo de instalação, caso disponível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.