Mozilla Firefox vai bloquear downloads inseguros por padrão

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla Firefox vai bloquear downloads inseguros por padrão
Imagem: Mozilla/Divulgação
Avatar do autor

O Firefox, que foi atualizado essa semana, vai começar a bloquear por padrão o download de arquivos considerados suspeitos, quando a tentativa de transferência ocorrer em “ambientes de conteúdo misto”. Conforme relata o Ghacks nesta sexta-feira (13), a novidade provavelmente estará disponível na próxima versão do navegador da Mozilla.

De acordo com o site, o termo “ambientes de conteúdo misto” se refere às páginas que oferecem conexão segura via HTTPS mas disponibilizam downloads armazenados em HTTP, considerado um protocolo inseguro. Neste ambiente, existe a possibilidade de os arquivos serem violados, trazendo riscos para o internauta.

Quando isso ocorrer, o Firefox não iniciará a transferência automaticamente, exibindo um aviso no painel de download, juntamente com um ícone de exclamação em vermelho. O alerta indicará que o arquivo não foi baixado devido ao “risco de segurança potencial” apresentado ali, mas oferecerá a opção de seguir com o processo mesmo assim.

A nova ferramenta já está em teste na versão beta do Firefox.A nova ferramenta já está em teste na versão beta do Firefox.Fonte:  Ghacks/Reprodução 

Vale pontuar que isso não necessariamente indica a presença de vírus ou outro tipo de agente malicioso no arquivo que você estiver tentando baixar. Segundo a publicação, o download será bloqueado pelo navegador exclusivamente devido à conexão insegura identificada naquela página.

Usuário poderá desativar o bloqueio

O novo de recurso de segurança, semelhante ao introduzido há alguns meses no Google Chrome, poderá ser desabilitado pelo usuário, caso assim ele queira. Para tanto, basta marcar esta opção no menu de preferências do Firefox, restaurando o comportamento de download anterior.

Conforme a Mozilla, aproximadamente 98,5% dos downloads realizados no Firefox Nightly, versão beta do browser, utilizam conexão segura. Se a porcentagem permanecer na atualização da próxima versão estável do programa, apenas 15 em cada 1 mil downloads serão bloqueados assim que a ferramenta for ativada.

Esta funcionalidade deve ser uma das novidades presentes no Firefox 92, cujo lançamento está programado para o dia 7 de setembro.

Fontes