Memes evitam brigas por política no WhatsApp, afirma estudo

1 min de leitura
Imagem de:  Memes evitam brigas por política no WhatsApp, afirma estudo
Imagem: iFunny/Reprodução

Uma pesquisa inédita, divulgado no último dia 8, revelou que a maioria dos brasileiros está cansada de discutir sobre política em aplicativos de mensagens, como WhatsApp. O estudo apontou que as Eleições de 2018 foram um ponto de virada para a mudança de comportamento no aplicativo: 71% dos entrevistados passaram a se policiar mais nos grupos.

De acordo com o estudo, realizado pelo InternetLab em parceria com a Rede Conhecimento Social, 72% afirmam que evitam falar de política nos grupos de família para evitar brigas. Já 63% disseram que usam memes ou mensagem de humor como alternativa para evitar discussões sérias sobre política.

O relatório “Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens: hábitos e percepções do brasileiro”, que contou com financiamento do próprio WhatsApp, entrevistou 3.113 pessoas acima de 16 anos, entre 7 e 16 de dezembro de 2020.

Memes são as mensagens mais difundidas

Rir é o melhor remédio para evitar brigas familiares no WhatsApp. (Fonte: Instagram/Reprodução)Rir é o melhor remédio para evitar brigas familiares no WhatsApp. (Fonte: Instagram/Reprodução)Fonte:  Instagram/Reprodução 

A difusão de conteúdo político no WhatsApp, que muitos acreditam ter um papel determinante no período eleitoral no Brasil, é muito mais complexa do que parece. Apenas as estratégias coordenadas para influenciar a opinião pública não conseguem disseminar o conteúdo.

A circulação de mensagens políticas depende tanto de hábitos pessoais e normas compartilhadas pelos usuários quanto de estratégias adotadas pelos atores políticos. Em 2020, a pesquisa aponta que mais de 50% das pessoas foram inseridas ou receberam o link para fazer parte de algum grupo relacionado às eleições, no entanto, menos de 30% participou efetivamente de atividades políticas.

O estudo identificou também que 88% das pessoas receberam algum tipo de mensagem com teor eleitoral, mas apenas 68% compartilharam com outros contatos. Entre os conteúdos difundidos nas eleições municipais, os memes sobre política foram um dos mais recebidos (44%) e mais enviados (28% compartilharam as mensagens de humor).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.