Como fazer uma reclamação no Mercado Livre?

1 min de leitura
Imagem de: Como fazer uma reclamação no Mercado Livre?

O Mercado Livre conta com um sistema que visa ajudar o consumidor na hora de abrir uma reclamação referente a um pedido. Por exemplo, caso você tenha recebido um produto danificado, com itens faltando, ou até mesmo tenha sido vítima de uma fraude, é possível abrir uma queixa no site para a troca do pedido ou ter o seu dinheiro de volta.

Hoje, o TecMundo te ensina como abrir uma reclamação para solucionar um problema referente a uma compra no site. Confira a seguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como faço a reclamação no Mercado Livre?

1. Acesse o site do Mercado Livre e clique na opção "Entre" para fazer login (como mostra a imagem abaixo).

Clique na opção

2. Em seguida, digite o e-mail de cadastro, telefone ou nome de usuário e faça a verificação de segurança caso ela esteja ativada.

Digite seu email e senha para se logar no site

3. Agora clique na opção "Compras", no canto superior direito da tela.

Uma vez logado no site, clique na opção

4. A próxima tela mostrará suas últimas compras efetuadas no Mercado Livre. Selecione a que você deseja abrir a reclamação apertando no botão "Ver compra".

Selecione a compra na qual você deseja abrir a reclamação e clique no botão

5. Em seguida, na opção "Ajuda com a compra", há uma série de tópicos relacionados a eventuais problemas que podem ter ocorrido com o seu pedido, selecione um deles.

Procure o tópico que mais tem relação com o seu problema e clique nele

6. As próximas telas pedirão mais detalhes referente ao seu problema. Por exemplo, caso esteja querendo efetuar uma troca, o sistema fará uma série de perguntas para ser mais explícito sobre o motivo.

Procure sempre selecionar os tópicos que resumem o seu problema antes de abrir a reclamação

7. No final, uma caixa de texto surgirá para que você dê mais detalhes sobre o problema e os motivos para abrir a reclamação. Também é possível enviar fotos caso tenha recebido a embalagem ou o produto danificado e queira usá-las.

Dê mais detalhes do seu problema na caixa de texto e, caso necessário, envie fotos que comprovam a sua queixa antes de abrir a reclamação no site

8. Depois de relatar o problema e anexar as fotos (caso seja necessário), clique no botão "Iniciar reclamação". Um protocolo será gerado junto a um número de identificação, cuja cópia será enviada para o e-mail cadastrado. O Mercado Livre fará o procedimento de análise e irá lhe informando no seu endereço eletrônico ou por mensagens no histórico do chamado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.