Melhores sites para baixar música de forma gratuita e legal

3 min de leitura
Imagem de: Melhores sites para baixar música de forma gratuita e legal
Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

Embora o streaming tenha-se popularizado nos últimos anos, muitas pessoas ainda mantêm o hábito de baixar músicas da internet. Isso pode ocorrer por decisões pessoais ou por questões financeiras.

A parte boa é que existem diversos sites que possibilitam fazer download de faixas de diversos artistas de forma gratuita e legal. Por isso, separamos dez plataformas para quem quer manter seus arquivos de músicas atualizados!

1. Bandcamp

Fonte:  Bandcamp/Reprodução 

O Bandcamp é uma das principais vitrines para artistas independentes encontrarem novos fãs. Além da possibilidade de ouvir música gratuitamente via streaming, muitos artistas costumam disponibilizar singles e até álbuns completos para download.

Ao acessar o site, os ouvintes precisam pesquisar pela tag “Free Download” para achar materiais de vários gêneros como o Lo-fi Music. Então, as faixas podem ser baixadas em MP3, AAC, Flac e vários outros formatos de áudio em alta qualidade.

2. ReverbNation

Fonte:  Reverbnation/Reprodução 

O ReverbNation é um espaço que já revelou diversos artistas independentes para o mundo. Além de uma excelente ferramenta de busca, a página tem uma área especial para descoberta de novas bandas e cantores.

As faixas disponíveis para download são identificadas com um pequeno ícone no player da plataforma. Assim, é só clicar nele para baixar a canção no formato MP3 para o computador ou dispositivo móvel.

3. Soundcloud

Fonte:  Soundcloud/Reprodução 

O SoundCloud é outro excelente lugar para descobrir novos artistas de diversos gêneros musicais. Na plataforma, é possível encontrar materiais gratuitos com som de alta qualidade.

As músicas disponibilizadas pelos músicos estão em formato MP3. No entanto, os arquivos só podem ser baixados individualmente, o que pode ser um incômodo para quem deseja salvar um álbum ou playlist completa.

4. Audiomack

Fonte:  Audiomack/Reprodução 

Semelhante ao SoundCloud, o Audiomack é outra plataforma para quem deseja conhecer novos artistas. Além da opção de streaming, músicos de diversos gêneros costumam disponibilizar seus trabalhos de forma gratuita em MP3.

5. Jamendo Music

Fonte:  Jamendo Music 

O Jamendo Music é outro espaço com a intenção de aproximar os músicos do público. Todo material disponibilizado no site tem a licença Creative Commons, permitindo que faixas de diversos estilos sejam compartilhadas gratuitamente.

Para facilitar a busca por novas canções, o site tem várias playlists e rádios temáticas. Ao gostar de uma música, o ouvinte cadastrado apenas precisa clicar no botão de download no player na parte inferior do site.

6. SoundClick

Fonte:  SoundClick/Reprodução 

O SoundClick é uma ampla plataforma de streaming gratuita em que diversos músicos hospedam os trabalhos. Dessa forma, alguns artistas aproveitam o site para compartilhar gratuitamente singles e álbuns.

Com excelente filtro de pesquisa e playlists personalizadas, há faixas gratuitas de diversos gêneros na plataforma. Caso alguma música agrade o usuário, um ícone indica se o arquivo está disponível para download no formato MP3.

7. Last.fm

Fonte:  Last.fm/Reprodução 

O Last.fm é uma plataforma que mistura elementos de rede social e serviço de streaming. Além disso, o site esconde uma área especial com faixas disponíveis para serem baixadas legalmente.

Ao acessar a plataforma, a pessoa deve descer a página até o final para se deparar com o link “Downloads gratuitos de música”. Apesar de disponibilizar uma lista enorme de canções disponíveis em MP3, não é possível filtrar o material.

8. Amazon

Fonte:  Amazon/Reprodução 

A Amazon também esconde uma seção com músicas que podem ser baixadas legalmente. Com um pouco de paciência, é possível encontrar milhares de faixas gratuitas para download – incluindo canções de bandas famosas, como Foo Fighters.

Para obter o arquivo, o usuário deve adicionar a música escolhida ao carrinho da loja como se estivesse realizando uma compra. Ao concluir o processo, a pessoa receberá um link para o download que também ficará registrado na guia de pedidos.

9. DatPiff

Fonte:  DatPiff/Reprodução 

O DatPiff é um site voltado para artistas e fãs dos gêneros rap e hip-hop. Em busca de reconhecimento, rappers de várias partes do mundo usam o espaço para disponibilizar singles e “mixtapes” gratuitas.

Para simplificar a busca, é possível pesquisar os materiais mais ouvidos e baixados do streaming. Com sorte, o usuário pode encontrar canções em MP3 de vários artistas populares, como Lil Wayne, Wiz Khalifa e Tyler, The Creator.

10. Musopen

Fonte:  Musopen/Reprodução 

O Musopen é uma plataforma para quem aprecia música clássica. Em especial, ela disponibiliza uma considerável quantidade de partituras e gravações totalmente grátis, livres de direitos autorais e com áudio em alta definição.

Com uma ferramenta de busca bem completa, os usuários podem filtrar as obras disponíveis por compositores clássicos, formato, ano e até mesmo humor. Usando uma conta gratuita, o download é limitado a cinco canções por dia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.