Descubra qual música está tocando com o Google Assistente

1 min de leitura
Imagem de: Descubra qual música está tocando com o Google Assistente
Imagem: Google
Avatar do autor

O Google Assistente é um serviço completo para donos de aparelhos Android capaz de fazer pesquisas, anotar recados, abrir aplicativos e até contar piadas a partir de comandos de voz. Porém, a plataforma também tem uma função que não é tão divulgada e pode se mostrar muito útil em diversas oportunidades. O serviço consegue identificar a música que está tocando.

Isso vale para áudios executados no aparelho, tocados no ambiente ao redor e até que você esteja cantarolando. Equivalente ao Shazam, que é um app separado no Android e integrado ao iOS, a função ajuda a descobrir novos artistas e matar a curiosidade sobre aquela canção que grudou na cabeça, mas cujo nome você não sabe.

Ligue o Google Assistente

Há duas maneiras de habilitar o modo de escuta de músicas do Google Assistente. A primeira etapa, entretanto, é a mesma em ambos os casos: ativar o serviço no celular.

Ativando o Google Assistente.Ativando o Google Assistente.Fonte:  TecMundo 

Isso pode ser feito a partir do ícone em forma de microfone na tela do Android, que está presente tanto na barra de busca quanto na tela com a curadoria de notícias da empresa. Outra opção é pelo botão físico, disponível em alguns modelos de celular.

Inicie a busca

A primeira forma de fazer uma pesquisa de acordo com a música que está tocando é selecionando a opção "Pesquisar uma música". Em seguida, mantenha o aparelho firme, sem bloquear o microfone e o mais próximo possível da fonte do áudio.

O momento de configuração de busca.O momento de configuração de busca.Fonte:  TecMundo 

Se preferir, pode realizar a pesquisa direto por voz a partir dos seguintes comandos: "Que música está tocando?" ou "Qual é essa música?". Eles são compreendidos automaticamente pela plataforma, que inicia na hora o modo de escuta.

Aguarde o resultado

O resultado aparece na tela depois de poucos segundos, dependendo da qualidade da fonte do áudio e até da popularidade da canção. Além do nome da música e do artista, você pode conferir a letra inteira e navegar pela página de resultados do próprio buscador da Google, que contém mais informações a respeito da gravação.

O resultado e os caminhos possíveis no Assistente.O resultado e os caminhos possíveis no Assistente.Fonte:  TecMundo 

Há ainda atalhos para escutar a música em plataformas de streaming de áudio, como YouTube Music, Spotify e Deezer.

Descubra qual música está tocando com o Google Assistente