O Windows Vista é conhecido por ter uma interface gráfica muito bela, principalmente pela existência de efeitos gráficos tridimensionais de útlima geração, como o Aero e Flip3D. Como é de se esperar, tais efeitos consomem muitos recursos de sistema, principalmente uma grande quantidade de memória RAM.

A maioria dos computadores atuais não conseguiria rodar o Windows Vista operando somente com a memória RAM, principalmente os modelos mais modestos. O  mecanismo de Memória Virtual existe para resolver este problema, sendo responsável por gerenciar a RAM de forma mais eficiente.

Dependendo de modo como o arquivo de paginação é configurado no Vista, é possível ganhar ou perder desempenho. Por isso, desenvolvemos esta matéria com o objetivo de mostrar como gerenciar a cache de disco conforme a sua necessidade, melhorando a performance do PC.

Distinguindo Memória Virtual de Cache de disco

Memória RAMEm primeiro lugar, é necessário distinguir “Memória Virtual” de “Cache de disco”,  que apesar de remeterem ao mesmo assunto, são conceitos distintos. Muita gente confunde ambos, pensando que é a mesma coisa.

Na verdade, a memória Virtual é todo um mecanismo existente para fazer com que vários programas compartilhem a memória RAM de forma eficiente. Para que isso seja possível, o sistema usa tabelas de endereçamento e páginas de memória. Nós escrevemos um artigo específico sobre Memória Virtual, que trata o seu funcionamento mais a fundo, o qual pode ser conferido neste link.

Por sua vez, a cache de disco é somente uma parte do mecanismo de memória virtual. Ela é responsável por armazenar no HD trechos de códigos de programas que não estão sendo processados no momento, assim, liberando espaço na memória RAM. Além disso, o termo Swap se refere a uma região ou partição do disco destinada somente para a realização desta tarefa. No Windows Vista, a cache de disco também é chamada de arquivo de paginação.

O Windows Vista trata esses conceitos de forma um pouco confusa, pois todas as opções referentes à memória Virtual neste sistema se referem somente a configuração de Cache de disco. Em outras palavras, não é possível configurar outras opções relacionadas à memória Virtual que não estejam relacionadas com o arquivo de paginação.

Configurando o tamanho do arquivo de paginação

Para gerenciar a cache de disco no Vista, abra o Painel de controle, clicando sobre  a opção “Sistema e Manutenção” e “Sistema” em seguida. Agora, clique sobre “Configurações Avançadas do Sistema”, seguido de “Configurações de Desempenho”, “Avançado” e “Alterar”. Como resultado, você verá a seguinte janela de configuração:



A primeira opção, “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”, é auto-explicativa, pois deixa que o sistema operacional se encarregue de toda a tarefa. Para gerenciar os valores da arquivo de paginação, desmarque esta opção.

O tamanho da cache pode ser configurado para cada uma das partições reconhecidas pelo Windows.  Observando a interface do programa, é possível selecionar um padrão de gerenciamento entre os existentes:  “Tamanho Personalizado”, “Tamanho Gerenciado pelo Sistema” e “Sem Arquivo de Paginação”.

Quando deixar que o sistema gerencie a memória Swap no Windows?

Quando deixar?Em condições normais, é recomendado deixar que o próprio Windows se encarregue de controlar o tamanho do arquivo de paginação, visto que o sistema possui mecanismos eficientes de decisão para a escolha do tamanho.

Caso você não esteja satisfeito com o desempenho do seu Windows Vista, é possível alterar o tamanho da cache de disco conforme suas necessidades. Contudo, é importante ficar atento para que o tamanho escolhido não seja pequeno demais, para não fazer com que aplicativos que demandam muita memória sejam encerrados de forma anormal.

Se o tamanho reservado for muito alto, provavelmente um bom espaço em disco será desperdiçado sem uso nenhum.  Suponha um sistema que consuma o total de 3 GB memória para seus aplicativos. Se a soma da quantidade de RAM mais o tamanho do arquivo de paginação for menor que 3 GB, alguns pequenos travamentos poderão ocorrer. Entretanto, se você escolher um valor para arquivo de paginação muito alto, como mais de 4 GB para esse exemplo, nenhum ganho de desempenho adcional poderá ser observado.

Escolhendo os melhores valores para a cache de disco


Determine o melhor valor para a cache de discoNão existe um valor mágico para o tamanho do arquivo de paginação, visto que cada computador tem suas próprias necessidades, dependendo muito da quantidade de RAM instalada. Por exemplo, para Pcs que possuem 512 MB ou valores menores de RAM, é interessante setar o arquivo de paginação com tamanhos entre 1GB e 2 GB.

Já para computadores entre 1 GB e 2 GB de memória, uma boa opção é configurar a cache de disco entre uma e duas vezes o tamanho da RAM.  Por exemplo, em um PC com 1,5 GB de RAM, o arquivo de paginação poderia ter entre 1,5 e 3 GB. No caso de Pcs com mais de 4 GB de RAM, pode ser interessante desativar ou usar um número baixíssimo de cache de disco.

Além disso, é interesante que os valores mínimos e máximos para o arquivo de paginação sejam os mesmos, fazendo com que o Vista carregue tudo de uma vez em sua inicialização. Assim, o sistema não perde tempo alocando espaço extra.

Quando desativar o arquivo de Paginação?

O uso do arquivo de paginação no Windows é recomendado para 99% dos casos, principalmente se a quantidade de memória instalada em sua máquina for modesta. Caso você possua pelo menos 4GB de RAM, é possível tentar desativar a cache de disco, reativando-a ao menor sinal de travamento. Pois, quando acabar o espaço livre na RAM, aplicativos serão abortados de forma aleatória e abrupta. Na maioria dos casos, as vítimas escolhidas são os programas mais pesados, como os jogos de última geração.  Muitas pessoas não chegam a desativar a memória virtual totalmente, mas utilizam somente uma pequena quantidade, como 200 MB. A melhor opção é testar o Vista com e sem essa possibilidade.

 

Cupons de desconto TecMundo: