Sites e apps para converter dólar em real e demais moedas

3 min de leitura
Imagem de: Sites e apps para converter dólar em real e demais moedas
Imagem: Unsplash/Reprodução

A conversão de moedas é algo muito comum, sobretudo quando o assunto é dólar, que possui enormes influências na economia brasileira. A prática pode ter inúmeras motivações, como a necessidade de calcular os custos de uma compra internacional, analisar possíveis gastos de uma viagem, verificar preços de lançamentos que ainda não chegaram ao Brasil ou ainda conferir os valores de ativos digitais na moeda local.

Para realizar essa tarefa, é interessante recorrer a plataformas dedicadas. Além de serem mais confiáveis, uma vez que possuem maior precisão, ainda são mais práticas e exibem a cotação com apenas alguns cliques.

Como realizar a conversão de moedas

As plataformas que monitoram a variação cambial são inúmeras e estão disponíveis tanto na versão para web, que proporciona um acesso mais rápido e fácil, quanto em aplicativos, ideais para quem precisa verificar esses dados com mais frequência.

Quais sites utilizar?

Embora existam inúmeras páginas que se proponham a realizar tal tarefa, selecionamos duas que acreditamos ser as melhores. Confira a seguir:

1. Banco Central

a (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

O site do Banco Central é, como você pode imaginar, a fonte oficial de cotação do dólar e outras moedas no país. No entanto, a própria instituição afirma não se responsabilizar caso as informações disponíveis não estejam atualizadas. Nesse sentido, os resultados obtidos no sábado, domingo e feriados, contêm valores referentes ao último dia útil. Através do site, ainda é possível monitorar as variações ao longo de determinado período, basta utilizar a seção de histórico de cotações.

2. Google

a (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

O Google talvez seja a fonte mais popular quando se trata de câmbio, embora nem sempre precisa, sobretudo no caso de moedas digitais, que possuem uma alta volatilidade. Com um mecanismo bem mais simples, basta pesquisar o termo “cotação do dólar” ou de outra moeda no buscador do Google, que a informação será exibida na página de resultados. No caso de criptomoedas, o site utiliza a Morningstar e a Coinbase como fontes.

De teor apenas informativo, os dados disponíveis no site não devem servir como base para negociações, investimentos ou mesmo em qualquer fim jurídico. Aqui, também se aplica a regra da não simultaneidade seguida pelo Banco Central em feriados e fins de semana.

Quais aplicativos baixar?

Se você é uma pessoa que precisa monitorar a variação das moedas, seja para fins pessoais ou profissionais, talvez seja mais interessante baixar um aplicativo. Assim, os dados estão sempre ao alcance das suas mãos. Existem inúmeras opções, tanto para iOS quanto para Android. Abaixo, confira alguns dos principais programas:

1. Câmbio Legal

a (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Desenvolvido pelo governo brasileiro, o aplicativo Câmbio Legal é ligado ao Banco Central e está disponível para dispositivos iOS e Android. O programa, além de informar os valores das moedas e convertê-las, ainda possui um registro de casas de câmbio próximas e autorizadas pela instituição.

2. Conversor de Moedas Plus AccuRate

Como o nome já denuncia, o destaque deste aplicativo é a rápida atualização das taxas de câmbio. Além de possibilitar a conversão de moedas, o app também possui recursos offline e está disponível para smartphones iOS e Android.

3. My Currency Converter

O My Currency, por sua vez, é compatível apenas com iOS. Essa opção oferece conversão em tempo real de mais de 150 moedas, suporte a criptomoedas como bitcoin, litecoin e dogecoin, além de modo offline e de gráficos que exibem o histórico de variação cambial.

4. Xe Currency & Money Transfers

a (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

O Xe Currency é um dos aplicativos mais completos da lista. Isso porque, além de contar com recursos básicos da categoria, ainda possui gráficos de variação cambial, alertas de cotação e a opção de transferir dinheiro para o exterior. Assim como outros apps da lista, ele pode ser encontrado tanto na App Store quanto na Play Store.

5. Conversor de Moedas

A última opção dessa seleção possui suporte apenas para dispositivos Android e permite a conversão simultânea de até 15 moedas (um prato cheio para quem preza pela praticidade). O câmbio é atualizado através de RSS e o app tem uma das melhores avaliações na Play Store entre os programas gratuitos desse segmento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.