Site da Biblioteca Nacional volta ao ar após ataque hacker

1 min de leitura
Imagem de: Site da Biblioteca Nacional volta ao ar após ataque hacker
Imagem: Rawpixel

O site da Biblioteca Nacional voltou ao ar netsa segunda-feira (26), 15 dias após ser alvo de dois ataques cibernéticos que o deixaram offline, provocando a paralisação de todos os serviços oferecidos. A confirmação foi dada por meio de nota divulgada no perfil oficial da instituição no Instagram.

No comunicado, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) afirmou que serviços como a Hemeroteca Digital estão novamente disponíveis para acesso e consulta, além de valorizar a importância da instituição bicentenária: “Esse incidente ressaltou ainda mais o papel fundamental da Biblioteca Nacional na preservação de parte da memória nacional e mundial”, escreveu.

Ao contrário do que a FBN anunciou na época da invasão dos hackers, sobre o estrago em seus arquivos, a instituição confirmou agora que “por volta de 5% dos dados continuam comprometidos”. Por enquanto, esses materiais não estarão acessíveis aos internautas, mas devem ser liberados quando ocorrer a sua recuperação.

Vinculada à Secretaria Especial de Cultura, a Biblioteca Nacional é o órgão que executa a política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do país. Seu acervo conta com aproximadamente 9 milhões de itens e a estrutura inclui laboratórios de restauração e conservação, centro de microfilmagem, digitalização e fotografia, além da oficina de encadernação.

Ransomware

Os ataques ao site da Biblioteca Nacional foram do tipo ransomware, quando os dados são “sequestrados” pelo invasor, que exige um resgate em dinheiro para liberá-los, semelhantes à campanha realizada por cibercriminosos contra o Superior Tribunal de Justiça (STJ) em novembro do ano passado.

A primeira invasão ocorreu no dia 11 de abril. Na mesma data, a instituição desligou seus servidores, como forma de amenizar os riscos. Já no dia 13, a página foi colocada no ar, mas um novo ataque fez a FBN desativar a plataforma mais uma vez, deixando-a assim até o dia 26.

No momento, não há informações sobre os responsáveis pelos ataques, que estão sendo investigados pela Polícia Federal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.