Sua conexão não é particular: como resolver?

3 min de leitura
Imagem de: Sua conexão não é particular: como resolver?
Imagem: Freepik

Tentou acessar um site usando o Google Chrome e deu de cara com a mensagem “Sua conexão não é particular”? Não se assuste. Esse erro é bastante comum e não significa necessariamente que seus dados tenham sido roubados.

O que significa a mensagem "Sua conexão não é particular"?

Em geral, o navegador exibe tal alerta para indicar que você tentou entrar em um site com certificado de segurança inválido por estar desatualizado ou não corresponder àquele domínio. Ao abrir qualquer página, o browser verifica a segurança da conexão, conferindo no servidor se ela usa o protocolo HTTPS e tem um certificado Secure Sockets Layer (SSL) instalado.

Caso a página não atenda aos requisitos de privacidade, o alerta é mostrado, acompanhado de uma mensagem sugerindo a possibilidade de invasores estarem tentando roubar suas informações (senhas, números de cartões etc.).

O erro não é muito raro de acontecer.O erro não é raro de acontecer.Fonte:  Google Suporte/Reprodução 

Daí em diante, o internauta tem duas opções: tentar resolver o erro de segurança, o que é mais recomendável, ou ignorar a notificação e acessar, caso tenha confiança no site, mesmo sabendo dos riscos aos quais poderá se expor.

Outras possibilidades

Normalmente, o erro tem relação com o certificado de segurança inválido, mas essa não é a única causa possível. O bloqueio à página pode se dever a alguma falha na conexão Wi-Fi, por exemplo. Também estão entre as possibilidades um conflito causado pelo antivírus, que marca um site confiável como não seguro, e o uso de extensões no navegador, que pode provocar alguma incompatibilidade.

Vale lembrar que esse erro pode acontecer no Microsoft Edge, no Firefox e em outros navegadores, trazendo uma mensagem de alerta diferente, mas relacionada ao mesmo assunto.

Como corrigir o erro?

Agora que você já sabe quais são as possíveis causas, que tal descobrir como resolver o erro “Sua conexão não é particular”? A seguir, listamos seis dicas.

1. Confira a data e a hora do computador

O Chrome pode checar a data e a hora do PC durante a validação do certificado SSL. Caso a data do sistema esteja adiantada, existe a possibilidade de que ela coincida com um período no qual o certificado já tenha expirado.

Ajustando a data do computador.Ajustando a data do computador.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Clique com o botão direito do mouse no relógio que fica no canto inferior direito da barra de ferramentas do Windows; selecione “Ajustar data/hora” e ative a opção “Definir horário automaticamente”. Agora, recarregue a página e veja se o acesso foi liberado.

2. Revise suas extensões

Tente acessar o site usando uma janela anônima do navegador. Caso você consiga abri-lo normalmente, o problema pode estar em uma das extensões, sendo necessário desativá-las para descobrir se interferem na conexão.

Desative as extensões.Desative as extensões.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Clique no ícone dos três pontinhos no canto superior direito da tela, escolha “Mais ferramentas” e depois “Extensões”. Desative os plug-ins, reinicie o Chrome e acesse o site.

3. Não use Wi-Fi público

Nas redes públicas de Wi-Fi, como as de bares, aeroportos e shoppings, seus dados ficam desprotegidos. Se você estiver em uma dessas conexões, o navegador alertará sobre os riscos de roubo de informações ao acessar determinados serviços. Conecte-se a uma rede segura e veja se o problema foi resolvido.

Cuidado com as redes públicas.Cuidado com as redes públicas.Fonte:  Unsplash 

Caso seja necessário usar uma rede aberta, faça login na página inicial da conexão e procure acessar apenas sites com HTTPS.

4. Desative o antivírus por alguns momentos

Alguns antivírus trazem funções como verificação de HTTPS e proteção de HTTPS, que atrapalham a verificação do certificado do site. Descubra se essa é a causa do problema desativando o programa temporariamente.

O antivírus também pode levar a este erro.O antivírus também pode levar a este erro.Fonte:  Rawpixel 

Se você conseguiu acessar normalmente, considere desativar esses recursos no software ou trocar de antivírus.

5. Limpe o cache e os cookies do navegador

Outra maneira fácil de tentar solucionar o erro “Sua conexão não é particular” é com a limpeza dos dados de navegação e dos cookies, que se acumulam com o tempo e podem levar à lentidão e a falhas como essa.

Faça a limpeza dos dados com frequência.Faça a limpeza dos dados com frequência.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Abra o menu do navegador, escolha “Mais ferramentas” e selecione “Limpar dados de navegação”. Defina o intervalo de tempo, marque as opções “Histórico”, “Cookies” e “Imagens” e clique em “Limpar dados”. Ao final, tente abrir o site.

6. Atualize o sistema operacional

Um sistema operacional desatualizado pode resultar em várias incompatibilidades, entre as quais o erro ao tentar acessar um site. Verifique se seu computador tem a versão mais recente do software e faça a atualização, se necessário.

Manter o sistema atualizado ajuda a evitar erros.Manter o sistema atualizado ajuda a evitar erros.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Nenhuma dessas dicas eliminou o erro? Então o mais indicado é entrar em contato com o proprietário do site.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.