O que é SSL?

1 min de leitura
Imagem de: O que é SSL?

Com o aumento do uso da Internet para fins comerciais, tornou-se imprescindível a criação de meios que possibilitem a comunicação entre duas pessoas, através da rede, em total segurança. Dentre os diversos protocolos de segurança existente, existe um muito importante, que merece nossa atenção.

Trata-se do SSL (Secure Socket Layer). Ele permite que aplicativos cliente/servidor possam trocar informações em total segurança, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo que trafega na Internet. Tal segurança só é possível através da autenticação das partes envolvidas na troca de informações.

Entendendo como funciona

Uma conexão utilizando SSL é sempre iniciada pelo cliente. Quando um usuário solicita a conexão com Chaves de segurança são trocadasum site seguro, o navegador web (Firefox, Internet Explorer, Opera, Chrome, etc.) solicita o envio do Certificado Digital e verifica se:

a) O certificado enviado é confiável.

b) O certificado é válido.

c) O certificado está relacionado com o site que o enviou.

Uma vez que as informações acima tenham sido confirmadas, a chave pública é enviada e as mensagens podem ser trocadas. Uma mensagem que tenha sido criptografada com uma chave pública somente poderá ser decifrada com a sua chave privada (simétrica) correspondente.

Pense na mensagem como sendo uma fechadura e que ela possui duas chaves, umas para trancar (criptografar) e outra para destrancar (decifrar) a porta. Um pouco complicado não?! O desenho abaixo deixa mais claro a ideia envolvida por trás do SSL.

Entendendo o SSL

Para saber mais

  • Um servidor web protegido pelo protocolo SSL possui uma URL que começa em "https://", onde o S significa “secured” (seguro, protegido).

  • Alguns algoritmos famosos de criptografia utilizam o protocolo SSL. Veja abaixo alguns deles:

É você mesmo?!

o DES e DSA - algoritmo de criptografia usado pelo governo americano.

o KEA - usado para a troca de chaves pelo governo americano.

o MD5 – muito usado por desenvolvedores de software para que o usuário tenha certeza que o aplicativo não foi alterado.

o RSA - Algoritmo de chave pública para criptografia e autentificação.

o SHA-1 -também usado pelo governo americano.

  • A versão 3.0 do SSL exige a autenticação de ambas as partes envolvidas na troca de mensagens. Ou seja, tanto cliente quanto servidor deve fazer autenticação e afirmar que são que dizem ser.

Bom pessoal, assuntos de segurança e criptografia são mesmo muito complicados. Espero ter conseguido esclarecer um pouco sobre o SSL. Não fiquem na dúvida, aproveitem para enviar suas perguntas. Obrigada e até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.