Bitly: como encurtar URLs com a ferramenta?

2 min de leitura
Imagem de: Bitly: como encurtar URLs com a ferramenta?
Imagem: Bitly/Divulgação
Avatar do autor

Bitly é uma das ferramentas mais famosas para encurtar endereços de páginas da internet. A plataforma gratuita facilita a vida de muitos usuários ao transformar longas URLs em links menores e mais simples de serem compartilhados.

Dessa forma, é importante saber algumas funcionalidades que podem ser úteis em várias ocasiões. A seguir, descubra mais sobre o que é o Bitly e algumas opções gratuitas disponíveis na plataforma.

Página inicial do Bitly.Página inicial do Bitly.Fonte:  WishDesk/Reprodução 

O que é um encurtador de URL?

Antes de tudo, é preciso explicar o que é URL. Simplificando, é o “endereço completo” de uma página na internet usando o protocolo HTTP. No entanto, algumas vezes essa informação é grande demais e cheia de caracteres.

Com isso, a função de encurtadores de URL como o Bitly é tornar esse endereço mais curto e simples. Em média, a ferramenta cria um link com até 14 caracteres, eliminando pontos, barras e outros sinais que possam confundir o usuário.

Bitly pode ser acessado no computador e no mobile.Bitly pode ser acessado no computador e no mobile.Fonte:  Bitly/Divulgação 

Quais são as vantagens de encurtar uma URL?

A primeira vantagem de encurtar uma URL é deixar o link mais compacto e “amigável”. Isso também é importante para publicações em redes sociais com número limitado de caracteres; o Twitter, por exemplo, tem um limite de 280 caracteres.

Certos encurtadores de URL como o Bitly também apresentam um painel de estatísticas. Com isso, é possível acompanhar a quantidade de acessos através dos links que foram gerados pela ferramenta. Esses dados são essenciais para profissionais que trabalham com marketing em redes sociais, pois permitem monitorar o nível de engajamento e montar estratégias para as próximas campanhas.

Para acessar essas informações usando o Bitly, é preciso ter uma conta gratuita na plataforma. Esse cadastro é simples e pode ser feito com qualquer conta de e-mail ou Gmail.

A conta do Bitly dá acesso a um painel de estatística.A conta do Bitly dá acesso a um painel de estatísticas.Fonte:  Bitly/Divulgação 

Como encurtar URLs com a ferramenta?

Encurtar uma URL usando o Bitly é muito simples, e não é preciso ter uma conta no site. Basta acessar bitly.com, colar o endereço que deseja encurtar na caixa “Shorten Your Link” e, em seguida, clicar no botão “Shorten”.

Cole o link na caixa “Shorten Your Link”.Cole o link na caixa “Shorten Your Link”.Fonte:  Bitly/Reprodução 

A página gera automaticamente uma URL “encurtada”. A partir disso, clique no botão “Copy” para copiar o novo endereço e usá-lo como quiser, compartilhando em uma rede social ou enviando por um app mensageiro.

Clique no botão “Copy” para copiar o endereço encurtado.Clique no botão “Copy” para copiar o endereço encurtado.Fonte:  Bitly/Reprodução 

Como criar URLs customizáveis?

Além do acesso ao painel de estatísticas dos links encurtados, o plano gratuito do Bitly permite criar URLs personalizadas. Essa é uma forma de deixar os links ainda mais “amigáveis” para as pessoas que os receberem.

Ao realizar o login na plataforma, clique no botão “Create”, no canto superior direito, e escolha a opção “Link”.

Acesse a conta do Bitly e procure o botão “Create” no canto superior direito.Acesse a conta do Bitly e procure o botão “Create” no canto superior direito.Fonte:  Bitly/Reprodução 

Uma aba chamada “Create Link” aparecerá no canto direito da tela. Então, cole o link desejado na caixa “Paste Long URL”. Automaticamente, a plataforma gerará um endereço “genérico”.

Clique na caixa “Customize Back-Half” e apague os caracteres anteriores. Assim, é possível criar uma URL personalizada com as palavras desejadas. Lembrando que não são aceitos outros sinais, com exceção de traço e underline.

Cole a link na caixa “Paste Long URL” e, em seguida, clique em “Customize Back-Half” para editar o link.Cole o link na caixa “Paste Long URL” e, em seguida, clique em “Customize Back-Half” para editar.Fonte:  Bitly/Reprodução 

Gostou dessas dicas para usar os principais recursos do Bitly de forma gratuita? Você já conhecia algum deles? Conte para a gente nos comentários.

Fontes

Bitly: como encurtar URLs com a ferramenta?