Site de vídeos adultos amplia segurança e moderação de conteúdos

1 min de leitura
Imagem de: Site de vídeos adultos amplia segurança e moderação de conteúdos
Imagem: Freepik

A plataforma de vídeos eróticos Pornhub anunciou uma série de novas medidas de moderação e segurança para confirmar a identidade de quem publica conteúdos no site e evitar a postagem de materiais sem autorização dos envolvidos.

As medidas foram implementadas somente após denúncias em 2020 no site The New York Times. Segundo uma coluna no jornal, a página hospedava uma série de conteúdos gravados sem autorização, incluindo casos de revenge porn, abuso e espionagem. Em um primeiro momento, ela negou que autorizasse a veiculação desses materiais, mas logo concordou em intensificar a moderação.

Como primeira medida, o site removeu milhões de vídeos e passou a autorizar publicações apenas de usuários verificados. Entretanto, essa ação só foi tomada após Mastercard e Visa anunciarem a saída dos métodos de pagamento do serviço e desmonetizaram momentaneamente a plataforma, que recebe pagamentos por um serviço Premium.

As novas medidas

De acordo com a MindGeek, empresa que é dona do Pornhub, a segurança agora será garantida por uma empresa terceirizada de verificação de identidade, a Yoti.

Com isso, apenas usuários verificados por um sistema mais complexo de segurança poderão publicar vídeos — um processo que envolve até confirmação com documento de identidade e uso de biometria. Além disso, os downloads de clipes serão suspensos, a não ser que o próprio responsável autorize que outras pessoas baixem o arquivo.

Mais transparente

A moderação também será ampliada, com uma equipe avaliando em tempo real as adições no catálogo e a lista de palavras-chave proibidas sendo atualizada sempre que possível. A plataforma ainda fechou parcerias com empresas de direitos civis e centros de proteção para que eles atuem como parceiros oficiais de vistoria e possam denunciar vídeos que violam os termos de serviço.

A empresa ainda garantiu que vai lançar relatórios de transparência e prestar contas com mais frequência.

Para o usuário que somente acessa a página para assistir ao conteúdo, nada deve mudar.  A Yoti garante que somente processará pagamentos e cuidará da segurança, sem coletar ou visualizar dados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.