Mozilla Firefox perderá suporte ao Adobe Flash em janeiro de 2021

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla Firefox perderá suporte ao Adobe Flash em janeiro de 2021
Imagem: Mozilla

A Mozilla confirmou que o suporte para o Adobe Flash será encerrado no navegador Firefox em 26 de janeiro de 2021. A data marca o lançamento da versão 85 do browser, que nem mesmo permitirá a instalação manual do plugin.

Com isso, o Firefox 84, que chega no final do ano, será a última edição do navegador com a capacidade de rodar conteúdos em Flash. Segundo a Mozilla, o fim do suporte para a tecnologia da Adobe garantirá mais velocidade e segurança para o browser.

O encerramento oficial do Flash ocorrerá em dezembro de 2020O encerramento oficial do Flash ocorrerá em dezembro de 2020Fonte:  Adobe 

Em 31 de dezembro de 2020, a própria Adobe vai encerrar o suporte para o Flash. A companhia anunciou o fim do programa em 2017, mas ainda forneceu um bom tempo para que todo mundo abandone de vez a plataforma.

Antes ferramenta importante para visualização de conteúdos na web, o Flash acabou caindo em desuso por ser pesado e contar com brechas graves de segurança. A Adobe resolveu abandonar a plataforma após o crescimento de tecnologias modernas como o HTML5, que traz funções similares ao plugin, mas em um padrão aberto, leve e mais seguro.

Além do Firefox, outros navegadores também já estão abandonando tecnologia da Adobe, incluindo Microsoft Edge e Google Chrome. Se você ainda possui o Flash instalado, a dica é se livrar do programa antes do encerramento do suporte pela fabricante do programa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.