Chrome 87 é lançado com melhorias na velocidade e no consumo

1 min de leitura
Imagem de: Chrome 87 é lançado com melhorias na velocidade e no consumo
Imagem: Google/Reprodução

A Google lançou nesta terça-feira (17) o Chrome 87, última grande atualização do navegador para 2020. A versão chega com maior rapidez na abertura das abas, correções de segurança e melhorias em relação ao consumo de energia e processamento, entre outras novidades.

Disponível para Windows, Mac, Chrome OS, Linux, Android e iOS, a versão 87 do Chrome inicia até 25% mais rápido e carrega páginas com uma velocidade 7% maior, de acordo com a gigante de Mountain View, usando menos memória RAM e energia do que antigamente.

Essas melhorias têm a ver com a priorização das guias ativas, evitando que as abas em segundo plano consumam recursos excessivamente. A função reduz o uso da CPU em até cinco vezes e pode estender a duração da bateria em 1,25 hora, conforme as informações divulgadas pela empresa.

Mais funções podem ser acessadas pela barra de endereço.Mais funções podem ser acessadas pela barra de endereço.Fonte:  Google/Reprodução 

Os botões voltar e avançar também passaram por modificações, incorporando um cache mais inteligente e que propicia a abertura instantânea de páginas visitadas recentemente. O browser vai adicionar ainda uma ferramenta de pesquisa de guias abertas, mais atalhos para acessar configurações pela barra de endereços, novo visualizador de PDF e correções para bloquear ataques NAT Slipstream.

Mais novidades

As ferramentas para desenvolvedor também apresentam mudanças na versão mais recente do browser da Google. Há suporte para a nova API de armazenamento de cookies, recursos para modificar fontes da web via CSS mais facilmente e suporte para controles de câmera em videochamadas, entre outras novidades.

Vale destacar ainda a remoção do suporte de links FTP para metade da base de usuários do navegador, dando sequência aos planos de suspensão do uso destes arquivos (a desativação completa deve acontecer em janeiro).

A atualização do Chrome 87 está sendo lançada gradualmente para a base de usuários, devendo estar liberada a todos ao longo das próximas semanas. Alguns recursos vão chegar primeiro aos Chromebooks, ficando disponíveis às demais plataformas posteriormente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.