Como será a interatividade entre você e um computador daqui a alguns anos?

3 min de leitura
Imagem de: Como será a interatividade entre você e um computador daqui a alguns anos?

Não é novidade dizer que atualmente a tecnologia vem avançando de maneira cada vez mais rápida e surpreendente. Constantemente somos surpreendidos por notícias de inovação, os equipamentos estão ficando cada vez menores e mais rápidos. A cada dia surgem mais e mais novidades, e cada vez mais a interação entre o homem e a máquina os deixa mais próximos.

Tudo está convergindo para um ponto comum, no qual a interação entre a máquina – sejam um computador, um celular,  ou outro aparelho que se use no dia-a-dia – e o homem está cada vez mais dinâmica.

Como será a interação entre o homem e o computador daqui alguns anos? Ainda existirão o teclado e o mouse? Continuarão existindo fios para a conexão entre diferentes equipamentos? Como tudo isso irá seguir para um caminho comum, e que novas facilidades surgirão com a interação da tecnologia?

Multi-touch

Uma tecnologia muito interessante e que está em ascensão é o Multi-touch – ferramenta que através da combinação de hardware e software permite a leitura simultânea de toques em pontos distintos das superfícies. A tecnologia já é utilizada nos produtos iPhone Touch, iPod Touch e no touchpad de alguns modelos do Macbook da Apple, e também foi apresentada no Microsoft Surface (o qual será abordado mais abaixo).

Iphone

Esta ferramenta deixa a interface e utilização de programas muito interativos: os comandos são lidos de acordo com movimentos realizados por seus dedos. Por exemplo, no iPhone/iPod Touch, para dar zoom em imagens, você usa movimentos de pinça com o indicador e o polegar, como se realmente estivesse “esticando” uma imagem.

O Futuro dos Computadores

O uso do Multi-touch nos computadores só tende a crescer, e tudo indica que futuramente esta será uma ferramenta muito utilizada. A Microsoft já está apostando nisso, visto que o Windows 7 já vem com o design voltado para isso. Confira no vídeo a seguir um exemplo da nova versão do Windows fazendo uso de Multi-touch:

Outro exemplo muito interessante, e que demonstra como poderá vir a ser o futuro dos computadores é o Microsoft Surface. Ele é um equipamento do tamanho de uma pequena mesa e que utiliza o Multi-touch em sua superfície.

O Microsoft Surface dispensa o uso de teclado e permite que mais de um usuário use o sistema interativamente. O equipamento também faz sincronia automática com dispositivos quando estes são colocados sobre a superfície do Microsoft Surface.

Dispositivos como celulares e câmeras são conectados automaticamente através de Bluetooth. Ao ser colocado sobre a superfície, o dispositivo é reconhecido e aplicativos são abertos de acordo com as funções do aparelho. Por exemplo: se uma câmera for detectada, será aberto um aplicativo para exibição de fotos.

Veja neste vídeo quais são as possibilidades de interatividade que poderão ser criadas pelo Microsoft Surface:

Praticidades no dia-a-dia

Exemplo de QR Ciode.Além do Multi-touch, existem outras tecnologias que podem facilitar no contidiano. Os Qr Codes (códigos de barras aprimorados – leia mais no artigo O que são os QR Codes?). QR Codes são espécies de códigos de barras, porém mais aprimorados.


No Japão, os celulares estão vindo com a função de leitura para estes códigos. As pessoas o utilizam para realizar pagamentos de faturas. Basta o cliente tirar uma foto do código, enviar para o banco e aguarde alguns instantes para ter o recibo em mãos, dispensando assim o uso de dinheiro e até mesmo os cartões de crédito.

Mais Segurança

Outro quesito que vem evoluindo constantemente é a Biometria. Ela corresponde às medidas de segurança adotadas para identificação de pessoas, como por exemplo a impressão digital – a qual é apenas uma das inúmeras possibilidades de identificação.

Outros exemplo de Biometria são o reconhecimento facial, reconhecimento através da retina, reconhecimento por voz e o reconhecimento através das veias da mão, além de muitos outros já existentes e muito que possivelmente virão em um futuro não muito distante (como o reconhecimento através da salinidade do corpo, por exemplo).

Exemplo de Biometria utilizada para acesso à Disney World.

Imagine a possibilidade de você conseguir sacar dinheiro em um caixa eletrônico apenas através do reconhecimento de alguma parte do seu corpo por Biometria. Cartões ou chips poderiam ser dispensáveis. Muito mais prático, não?

O Mundo em 2019

A Microsoft fez um vídeo mostrando a expectativa de como será o cotidiano das pessoas em 2019. Confira logo abaixo:


Percebe-se que tudo está caminhando para a praticidade. Os equipamentostendem a ficar cada vez mais funcionais e práticos, interagindo mais e mais com outros dispositivos e com as próprias pessoas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.