Acessórios para estilizar sua Área de Trabalho

3 min de leitura
Imagem de: Acessórios para estilizar sua Área de Trabalho

Personalizar o computador é um recurso interessantíssimo para quem gosta de deixar tudo com um toque pessoal. A área de trabalho é o local principal para a personalização geralmente, porque é nela que você terá acesso aos demais locais do computador. Utilizar um papel de parede novo ou instalar um protetor de tela com um tema que você goste é sempre algo interessante, pois o computador sempre mostra o seu nível de humor ou até mesmo fica enfeitado com alguma coisa que você gosta muito.

A Google e a Yahoo! vão além da personalização simples, permitindo que o usuário adicione vários widgets na área de trabalho, para se manter informado, atualizado ou até mesmo para deixar tudo bem diferente do comum. O Baixaki separou os principais widgets dessas duas concorrentes, para que você deixe seu desktop num visual bem moderno.

O programa da Google é, na verdade, uma barra lateral para sua área de trabalho. Nota-se claramente a semelhança entre o Google Dekstop e a Barra Lateral do Windows Vista, com a diferença que o Google Desktop tem atrativos únicos, como o lembrete de aniversários do Orkut e o Google Maps.

O Google Desktop possui um recurso muito interessante: a facilidade de adicionar widgets diretamente da sua área de trabalho. As opções da barra ficam facilmente visíveis e no botão de adição você terá acesso aos mais recentes complementos para seu desktop. Ao abrir a página para adicionar widgets, você pode navegar por todo o conteúdo que a Google disponibiliza para o Google Desktop. São onze páginas repletas de utilidades e inutilidades para todos os gostos.

Evidentemente o Google Desktop tem a principal ferramenta da Google: a barra de busca. Procure por programas no computador, documentos, pastas, qualquer assunto que você queira encontrar na web e localize tudo com uma velocidade incrível.

Indicamos os seguintes widgets...

Aniversários do Orkut: Indicado para todos os usuários que utilizam o maior site de relacionamentos e que tenham um leve probleminha para lembrar a data dos aniversários dos amigos.

Mapas: Este widget utiliza o Google Maps e certamente será uma ajudinha em qualquer momento que você esteja precisando localizar algum endereço.

E-mail: Você pode configurar seu programa favorito de email para funcionar em conjunto com este widget, porém o grande lance deste complemento é a funcionalidade direta com o GMail. Faça login na sua conta Google e automaticamente seja notificado quando receber novos emails.

Tarefas: Agenda ficou no passado, para você lembrar de seus compromissos e tarefas, utilize o widget do Google Desktop e não esqueça de mais nada.

Monitor do Sistema: Para quem fica preocupado com a pouca quantidade de memória, utilizar este widget é muito bom, pois ele mostra em tempo real a quantidade de memória disponível. Claro, este pequeno aplicativo também mostra como seu processador está sendo utilizado e muitos outros detalhes quanto ao hardware do seu computador.

Bloco de Rascunho: Não perca mais tempo abrindo o Bloco de Notas, utilize o Bloco de Rascunhos do Google Desktop e tenha suas anotações sempre abertas e acessíveis. Detalhe: o aplicativo salva automaticamente qualquer nova anotação que você faça.

A Yahoo! criou um aplicativo bem diferente do Google Desktop. Com o Yahoo! Widgets você não fica preso a uma barra lateral, mas pode espalhar seus “programinhas” na área de trabalho e definir opções específicas para cada um. Ao contrário do Google Desktop, o Yahoo! Widgets não tem a lista de widgets disponível no desktop, sendo necessário acessar a página de conteúdo para procurar e instalar qualquer widget.

O Yahoo! Widgets leva grande vantagem no número de complementos que possui. Ultrapassando os cinco mil widgets, o usuário pode personalizar a área de trabalho com os mais diversos conteúdos, utilidade e claro, inutilidades. A instalação de qualquer widget procede de maneira igual, basta escolher o que você deseja instalar e então clicar em “Get it”.

Que tal dar uma olhada nestes widgets?

Yahoo! Weather: Um complemento oficial da Yahoo! que mostra a situação climática de sua cidade e a previsão para os próximos dias.

YouTube: Acesse o serviço da Google diretamente de sua área de trabalho. Há um campo de busca fácil que lhe mostrará os principais resultados da pesquisa.

LadyBug: Inútil? Talvez, todavia é muito bonitinha a joaninha que fica passeando pela área de trabalho.

Uma joaninha passeando pelo Desktop

My MemoPad: Adicione lembretes e notas neste pequeno widget e nunca esqueça das tarefas importantes.

Relógio moderno e luxuosoGorgy Clock: Um bonito relógio, totalmente personalizável que irá deixar seu Desktop muito luxuoso. Há como configurar o widget para funcionar com o padrão brasileiro e alterar quais detalhes ele mostrará.

Compartilhe seus widgets

Essas foram as indicações do Baixaki. Você tem alguma indicação de widget? Compartilhe com os outros usuários os seus preferidos e consiga indicações de novos widgets para seu Desktop.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.