Internet

Anonymous convoca webmasters a lutar contra censura da internet

Protesto marcado para o dia 18 de janeiro quer desligar temporariamente todos os sites da internet para mostrar os efeitos negativos de projetos como o SOPA.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

16/01/2012, às 08:54

Após o presidente dos Estados Unidos ter se posicionado contra o SOPA, é a vez do grupo Anonymous convocar os webmasters de todo o mundo a lutar contra o projeto que tenta limitar o uso da internet. Em um vídeo divulgado no último domingo (15 de janeiro), os hackers convocam todos os donos de sites a participar de um protesto marcado para a próxima quarta-feira, 18 de janeiro.

Segundo o Anonymous, atos como o SOPA vão servir somente para aumentar a censura dos meios de comunicação ao dar às grandes corporações o poder de fechar ou bloquear a fonte de renda de qualquer site sem ter que recorrer a meios legais. O grupo afirma que os reais prejudicados serão os usuários comuns, já que praticamente qualquer hacker tem conhecimento o bastante para destruir os obstáculos criados pela nova lei.

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

A mensagem afirma que, no próximo dia 18, o site Reddit vai ficar fora do ar entre as 13h e a 01h do Tempo Universal Coordenado (11h e 23h, no horário de Brasília), como forma de protestar contra o projeto. Os hackers pedem que todos os webmasters, especialmente aqueles que possuem sites com conteúdo produzido por visitantes, tirem seus endereços do ar durante esse período.

O objetivo do protesto é mostrar tanto aos políticos quanto aos usuários comuns o cenário temeroso em que a internet pode se transformar caso leis como o SOPA sejam aprovadas.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.