Starlink oferece downloads de 11 a 60 Mbps a usuários beta

1 min de leitura
Imagem de: Starlink oferece downloads de 11 a 60 Mbps a usuários beta
Imagem: Reprodução
Avatar do autor

Testes de velocidade de conexão conduzidos pela ferramenta da Ookla, com base nos Estados Unidos, revelaram que usuários beta da internet fornecida por satélites Starlink conseguiram de 11 a 60 Mbps de download, enquanto o upload oscilou entre 5 e 11 Mbps. Realizadas também durante as últimas duas semanas, as análises mostraram latências ou taxas de ping variando de 31 ms a 94 ms.

De acordo com a empresa, este não é um estudo abrangente e seus resultados não significam que tais valores serão encontrados com a implantação total da constelação de dispositivos, no momento de disponibilidade comercial. As informações vieram de 11 usuários anônimos, que postaram seus desempenhos com a solução da SpaceX no Reddit. Devido a contratos de confidencialidade, estes são os únicos dados a respeito do assunto. Confira abaixo.

Velocidades de conexões Starlink postadas por usuários anônimos do Reddit.Velocidades de conexões Starlink postadas por usuários anônimos do Reddit.Fonte:  Ars Technica 

Nem tanto o céu, mas nem tanto a terra

Tendo lançado cerca de 600 satélites e com permissão da Comissão Federal de Comunicações dos EUA para cerca de 12 mil, a SpaceX, em 2016, anunciou que, "uma vez totalmente otimizado por meio da implantação final, o sistema será capaz de fornecer alta largura de banda (até 1 Gbps por usuário) e serviços de banda larga de baixa latência para consumidores e empresas nos Estados Unidos e em todo o mundo." A meta, portanto, parece distante, por enquanto.

Elon Musk, CEO da companhia, afirma que "o objetivo é a latência abaixo de 20 milissegundos, para que alguém possa jogar em um nível competitivo." Isso, em tese, é possível, considerando que os satélites operam em órbitas baixas da Terra, de 540 km a 570 km, e podem ser capazes de apresentar latência muito menor do que os geoestacionários, que orbitam a cerca de 35 mil quilômetros.

A FCC estipula um limite de 100 ms, o que mostra que, ainda que não esteja nada perto do almejado, as conexões da Starlink estão no mesmo nível de algumas das camadas de velocidade de cabo mais baixas – e melhores que oferecidas por muitos serviços DSL.

Starlink oferece downloads de 11 a 60 Mbps a usuários beta