App da Google permite ver pinturas rupestres em realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: App da Google permite ver pinturas rupestres em realidade virtual
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Alphabet expandiu o projeto Google Arts & Culture com novos conteúdos sobre a Caverna de Chauvet, incluindo uma experiência que permite visualizar as pinturas rupestres do local em realidade virtual. Chamado de The Dawn of Art, o aplicativo está sendo distribuído gratuitamente na loja de games Steam, e pode ser baixado para HTC Vive e Oculus Rift.

O aplicativo permite que o usuário visualize uma recriação digital da caverna francesa há 26 mil anos, época estimada em que as pinturas foram cravadas nas paredes rochosas do local. O conteúdo histórico da experiência é narrado pela atriz Daisy Ridley, que interpreta a personagem Rey na mais recente trilogia da saga Star Wars.

Além de lançar uma experiência para realidade virtual, a Google também adaptou o conteúdo para quem não possui um headset VR poderoso. O site do projeto Google Arts & Culture recebeu uma página especial trazendo uma galeria interativa sobre a Caverna de Chauvet e vídeos em 360° que podem ser vistos no YouTube.

Realidade aumentada e moldes em 3D

A empresa também lançou uma experiência em realidade aumentada que pode ser acessada no aplicativo do Google Arts & Culture. Disponível para Android e iOS, o app permite "caminhar dentro da caverna utilizando os sensores do smartphone. Vale ressaltar, porém, que nem todo celular é compatível com a função.

Um dos moldes 3D presentes na exposição online. (Fonte: Google Arts & Culture/Reprodução)

Além das inovações tecnológicas, a exibição online também conta com moldes tridimensionais das pinturas rupestres e fósseis da Caverna de Chauvet. A visualização das imagens está disponível tanto no smartphone quanto na web, com a possibilidade de ampliar e movimentar as renderizações.

Segundo ressalta o Engadget, a exposição com realidade aumentada e virtual feita pela Google é uma das melhores maneiras de conhecer a história Caverna de Chauvet, que foi descoberta em 1994 e não permite visitas desde então, para manter a preservação do local. Vale lembrar que o aplicativo do Google Arts & Culture também inclui outros conteúdos de grande valor cultural, além de tecnologias interessantes como a função para descobrir qual pintura famosa se parece com você.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.