Google volta atrás e retira favicons dos resultados de busca

1 min de leitura
Imagem de: Google volta atrás e retira favicons dos resultados de busca
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Em maio do ano passado, a Google atualizou seu site de buscas em dispositivos móveis como tablets e smartphones: os resultados de buscas passaram a trazer favicons (ícones com imagens que representam os sites) antes de cada endereço. Na semana passada, a empresa trouxe esta mudança para a versão desktop. Agora, a Google mudou a aparência dos resultados mais uma vez, em caráter experimental.

A companhia disse que os favicons foram bem recebidos pelos usuários de dispositivos móveis, pois os ajudava a identificar mais rapidamente a origem das informações dos links. Hoje, a empresa afirmou que os primeiros testes do desktop também surtiram resultados positivos.

Leia tambémGoogle Search móvel ganha “Coleções” com sugestões baseadas em IA

No entanto, muitos usuários reclamaram da nova aparência, uma vez que os favicons os faziam confundir os links orgânicos com links de anúncios, deixado a tarefa de pesquisar bem mais trabalhosa.

Hoje, a Google respondeu ao feedback dos usuários, dizendo que vai testar os resultados de busca com e sem o uso dos favicons. Atualmente, os favicons foram retirados. Ao lado dos links que remetem aos anúncios há a inscrição “Anúncio” antes dos endereços, como no exemplo abaixo:

Fonte: Reprodução

Confusão poderia aumentar receita da Google

A Google é, em grande parte, uma empresa baseada em anúncios.

Até 2013, era muito fácil distinguir links de anúncios dos resultados de buscas legítimos. As imagens de fundo de cada tipo de link tinham cores diferentes. Nos anos seguintes, essa distinção continuou, apesar de ter ficado mais discreta.

A mudança atual da Google, com a adição dos favicons, produzia o resultado inverso ao que a companhia divulgou. Seria muito fácil alguém clicar em um anúncio por confundi-lo com um site comum. Em larga escala, se considerarmos os bilhões de usuários do site de buscas, podemos imaginar que a nova aparência poderia gerar um aumento instantâneo da receita da companhia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.