Grupo de estúdios e empresas quer fim do compartilhamento de senhas

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Produtoras de Hollywood, donas de serviço de streaming e operadoras estão se organizando em uma instituição que pode acabar com uma prática bastante comum no mercado: o compartilhamento de senhas para que mais pessoas tenham acesso à Netflix, por exemplo, utilizando uma única conta básica para que várias pessoas aproveitem o conteúdo sob um só pagamento.

A Alliance for Creativity and Entertainment (ACE) foi criada ainda em 2017, mas só agora está recebendo novos membros e começando a definir melhor suas prioridades. Além de Netflix, Amazon e estúdios de cinema, operadoras como Comcast, Charter e Bell passaram a fazer parte da instituição — e são elas que desejam avaliam essa questão.

Segundo o site TorrentFreak, um grupo dentro da ACE vai focar nesse "acesso não autorização ao conteúdo", com o objetivo de "criar as melhoras práticas em assunto como compartilhamento impróprio de senhas e criptografia inapropriada".

E agora?

O início das discussões não significa que a "caça" aos amigos ou desconhecidos que dividem conta vai começar tão cedo. Ainda assim, os executivos veem essa iniciativa com bons olhos. "Consumidores, criadores e distribuidores vão se beneficiar de soluções colaborativas para tornar o conteúdo mais seguro e restringir o uso e a distribuição não autorizada dos direitos, ao mesmo tempo em que preservamos a habilidade do cliente de curtir os direitos do conteúdo que eles compraram na rede, plataforma, aparelho e localização do serviço assinado", disse a Charter.

A Netflix se manifestou há algumas semanas sobre o assunto, afirmando que está estudando a situação, mas ainda não tem qualquer plano relacionado com o assunto. A companhia ainda teme perder muitos consumidores caso comece a cortar acesso de contas compartilhadas, já que nem todas as pessoas passarão a assinar o serviço.

Vale lembrar que o Spotify fez em 2018 uma varredura no sistema para encontrar pessoas que dividiam o Plano Família sem serem de fato familiares ou morarem no mesmo local — e, segundo o streaming, isso e outras práticas geraram um aumento nos assinantes.

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