Rede que compõe o PNBL é uma das melhores

1 min de leitura
Imagem de: Rede que compõe o PNBL é uma das melhores

Rede do PBNL é uma das melhores

De acordo com o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, uma das estruturas de rede criada para atender ao PNBL (Programa Nacional de Banda Larga) está entre as mais modernas existentes. As obras estão em andamento, mas até o final de 2011, o projeto deve estar completamente implantado em Fortaleza, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O projeto contempla a implementação de equipamentos para uma rede de alta velocidade. Eles disponibilizarão a conexão de internet junto à rede nacional de telecomunicações, que representa o “backbone”, e com as demais redes funcionando em todo o Brasil (e no mundo). Brasília foi a primeira capital a contar com a obra finalizada.

No início de 2012, a ideia é que Porto Alegre também possa contar com tal infraestrutura, concluindo a implementação nas cinco capitais brasileiras inicialmente designadas a suportar o projeto.  Ainda de acordo com Caio Bonilha, o núcleo central da rede é composto por equipamentos otimizados e que permitirão aos provedores de internet prestar serviços de alta disponibilidade.

Os componentes que integram a rede nacional de telecomunicações são da linha CRS-3 e ASR9k da Cisco, possuindo capacidade de comutação de 2,4 Tbps (o primeiro) e até 3,2 Tbps (o segundo). Com isso, seria possível aumentar a capacidade de transmissão por demanda, alcançando até 100 Gbps no núcleo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.