Claro fica na frente das concorrentes em pesquisa sobre banda larga móvel

1 min de leitura
Imagem de: Claro fica na frente das concorrentes em pesquisa sobre banda larga móvel
Avatar do autor

Qual é a banda larga móvel mais rápida do Brasil? De acordo com o mais recente relatório da OpenSignal, a Claro é que conquistou o pódio no estudo realizado entre setembro e novembro de 2018. A pesquisa, que confirmou o aumento da disponibilidade das redes 4G no Rio com as ondas de transmissão de 700 MHz, também mostra o desempenho das operadoras nacionais.

No quesito “Experiência de vídeo”, que mede de 0 a 100 pontos a qualidade de streaming de vídeo para dispositivos móveis, a Claro alcançou 55.7 pontos, enquanto a TIM ficou em segundo, com 53.2, e a Vivo em terceiro, com 50.5. A Oi amargou a quarta colocação, com 44.9.

banda largaFonte: OpenSignal

Já com relação à velocidade de download, a Claro ficou com média de 18.8 Mbps, bem à frente da segunda colocada, a Vivo, com 13 Mbps. O upload também foi mais rápida, com 6,3 Mbps; a Vivo também ficou na vice-liderança, com 4 Mbps; a TIM ficou em terceiro, com 3,5 Mbps e a Oi acabou em último, com 2,8 Mbps.

banda largaFonte: OpenSignal

TIM é superior quando se fala em disponibilidade

A latência, que mede a diferença de tempo entre a recepção de sinal e a resposta da operadora, também teve melhor desempenho na Claro, com 68 ms. A TIM segue na cola, com 68.8 ms.

banda largaFonte: OpenSignal

A TIM conseguiu tirar a Claro do pódio em pelo menos um quesito: na disponibilidade de sinal móvel. A companhia teve redes 4G disponíveis em 78,6% das vezes em que o usuário tentou se conectar. A Vivo ficou em segundo, com 68%, enquanto a Claro, desta vez, ficou em terceiro lugar.

banda largaFonte: OpenSignal

O levantamento também fez uma varredura sobre a qualidade da banda larga móvel dessas companhias em 13 capitais — e os resultados foram os mesmos, com a Claro na frente, seguida pela TIM. Já com relação à experiência de vídeo e latência, houve algumas diferenças, com a Claro melhor em Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e São Paulo; e a TIM superior em Brasília e Rio de Janeiro. Nas demais cidades, houve empate ambas ou com a Telefônica.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Claro fica na frente das concorrentes em pesquisa sobre banda larga móvel