Americanas criam petição para lançar modelos de emoji afro

1 min de leitura
Imagem de: Americanas criam petição para lançar modelos de emoji afro

Atualmente, praticamente todas as etnias podem se ver representadas dentro do universo dos emojis. Entretanto, para Rhiana Jones ainda faltava algo que lembrasse a comunidade afro descendente, e por conta disso ela decidiu iniciar uma missão, em conjunto com a designer Kerrilyn Gibson, para mudar esse cenário.

A inspiração para Jones surgiu após a campanha que tinha como intuito dar vida a um emoji de casal de raças diferentes dentro do Tinder. Após visualizar todo o esforço feito, ela decidiu dar o pontapé inicial para a idealização do “Let’s Make the Afro Emoji Happen #AfroHariMatters”, que tem como meta incluir à biblioteca de figuras alguns rostos com características afro em algum momento de 2020.

Vale comentar que, até o momento, o Unicode Consortium (grupo que decide quais figuras serão adicionadas à lista existente) aprovou 3.019 modelos, mas ainda não há nenhum com características afro. Aliás, a ideia das idealizadoras da campanha é de ampliar a discussão sobre a falta de representação dessa etnia na mídia.

“Isso é algo que vai além de um emoji, é uma cultura sendo negligenciada nos espaços digitais e as pessoas não se enxergam em seus teclados. Queremos interagir nesses espaços tanto quanto na vida real, nossas conversas devem refletir os tempos atuais de inclusão cultural”, declarou Jones em entrevista ao site The Next Web.

Ficou interessado em apoiar essa causa para ver emojis afro futuramente? Então você pode acessar este link para oferecer seu suporte à campanha, que no momento em que essa notícia foi escrita contava com mais de 46 mil assinaturas – e a meta é chegar a 50 mil nomes na relação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.