Nova faixa é liberada e 4G já cobre quase 4,5 mil municípios brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Nova faixa é liberada e 4G já cobre quase 4,5 mil municípios brasileiros

Embora o lançamento comercial do 5G esteja previsto para o próximo mês de abril, a maioria dos países, incluindo o Brasil, ainda está mais preocupada em expandir a presença da rede 4G no território nacional. Nesta terça (26), o país deu dois passos importantes para cumprir esse objetivo.

A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) informou que a quantidade de munícipios com cobertura 4G em janeiro cresceu 16% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2019, já são 4.459 cidades com acesso ao 4G, indicando que mais de 95% da população do país está em área coberta pela rede.

Esse número tende a continuar subindo, pois, no mesmo dia, o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) aprovou os estudos de viabilidade para implantar o 4G na faixa dos 700 MHz em mais 280 municípios. Somando isso às cidades que tinham estudos aprovados anteriormente, pode subir para 5.090 o número de municípios com acesso ao 4G.

Ainda nessa área, o 3G também apresentou crescimento e hoje pode ser utilizado em 5.399 municípios, chegando a 99% da população brasileira.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.