Brasil pode adicionar até R$ 70 bilhões ao PIB com economia digital

1 min de leitura
Imagem de: Brasil pode adicionar até R$ 70 bilhões ao PIB com economia digital

Pesquisa feita pela McKinsey e Google mostra que um foco na melhoria da condição digital dos brasileiros geraria uma adição de US$ 70 bilhões ao PIB até 2025, com aumento de 0,4 ponto percentual.

A digitalização tem uma repercussão direta sobre a renda

De acordo com Paula Castilho, sócia da McKinsey, isso aconteceria porque “a digitalização tem uma repercussão direta sobre a renda e as oportunidades de desenvolvimento social do Brasil. Mas ainda há diferenças na sociedade, seja por idade, gênero ou renda”.

A pesquisa ainda buscou entender o conhecimento do brasileiro no que toca ao manuseio e uso de computadores e softwares. Descobriu-se que, em média, o brasileiro sabe desligar e ligar um aparelho e navegar na web, mas falta conhecimento de como usar o comando de voz ou configurar softwares.

Os pontos positivos descobertos são:

  • O cidadão comum entende os cuidados com dados e informações.
  • Brasileiros ouvidos pela pesquisa tiveram destaque por saberem usar apps de mensagens e motores de busca.
  • Cidadão comum tem vocação para aprender experimentando e acompanha reviews e lançamentos.

Já os pontos negativos:

  • O brasileiro, em média, não sabe identificar o que é um malware nem quais sites são seguros.
  • Não usam com frequência armazenamento de dados em nuvem ou transações online.
  • Falha na cultura de aprendizado por tentativa e erro e na tomada de risco no uso de novas tecnologias.

O cidadão comum ainda é muito voltado à criação básica (cria e desenvolve apresentação em slides e edita vídeos) ante algo mais robusto (entender e aplicar conceitos de machine learning e conseguir automatizar sistema de dados).

Para ajudar a mudar esse panorama, o Google oferece treinamentos de diversos tipos em várias cidades brasileiras. Você pode conhecer mais sobre o “Cresça com o Google” clicando aqui.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.