Tutorial: aprenda a criar GIFs de vídeos do YouTube

2 min de leitura
Imagem de: Tutorial: aprenda a criar GIFs de vídeos do YouTube

Os GIFs se transformaram em uma das maiores formas de expressão digital, em especial nas redes sociais e nos blogs. Mesmo que a internet tenha uma ampla biblioteca de imagens desse tipo, nem sempre é possível encontrar o trecho desejado de um vídeo nesse formato.

A saída, então, é criar o seu próprio GIF, o que pode ser feito facilmente a partir de sites que usam captação de vídeos do YouTube, como gifs.com e GifRun. Saiba a diferença entre os dois e como usá-los a seguir.

Crie GIFs otimizados para sites e redes sociais

Essa forma de criar seu próprio GIF permite a visualização detalhada de trechos específicos do vídeo desejado. Também é possível otimizar a URL do arquivo e criar tags relacionadas, o que pode ser bem útil para quem trabalha com sites, blogs e fanpages. Para iniciar, é só seguir as etapas abaixo:

1. No YouTube, abra o vídeo que deseja converter.

2. Na barra de endereço do navegador, digite gif antes da palavra youtube. Por exemplo, se a URL fosse www.youtube.com/tecmundo, ela ficaria: www.gifyoutube.com/tecmundo.

3. Feito isso, você será redirecionado para o site gifs.com

4. No contador de tempo, na barra inferior, selecione o trecho que deseja converter para GIF. Observe que nos campos “Start Time” e “End Time” estarão os períodos inicial e final do vídeo, respectivamente.

5. Clique em “Create Gif”, no canto superior direito.

6. Escreva o título do seu GIF e defina tags relacionadas a ele; também é possível escolher se o arquivo ficará no modo público ou privado.

7. Clique em “Next”.

8. Uma amostra do GIF gerado será exibida e, para baixá-lo, será preciso fazer um rápido cadastro na plataforma, preenchendo e-mail e senha. Também é possível selecionar o tamanho do arquivo, além de obter duas versões de link: um otimizado e outro reduzido. Uma pequena marca d’água será exibida na barra inferior do arquivo, mas para retirá-la é necessário pagar uma assinatura.

Crie seu GIF de vídeo do YouTube de forma rápida e sem marca d’água

No GifRun, é possível criar um GIF do YouTube rapidamente, usando somente a plataforma e sem deixar marca d’água. Para usá-la, é só seguir estes passos:

1. Vá até o site GifRun, busque o vídeo de seu interesse no primeiro campo ou cole uma URL específica no segundo campo.

2. Na primeira barra, selecione o tempo que seu GIF deverá ter, arrastando o mouse para os lados — variando de 0,1 a 10 segundos. Na segunda barra, é possível arrastar o mouse para os lados para escolher o início do trecho a ser convertido.

4. Clique em “Stop” e depois em “Create GIF”.

5. Após o carregamento do arquivo, seu GIF estará pronto e poderá ser baixado ao clicar no botão "Download".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.