Depois de anunciar em março deste ano que usaria informações da Wikipédia e da Enciclopédia Britânica para combater vídeos sobre teorias da conspiração e desinformação no geral, o YouTube aparentemente iniciou a implantação de uma nova ferramenta que cumpre essa promessa. Desde o início de julho, postagens que tratam sobre o aquecimento global ou mudanças climáticas na plataforma agora contam com um alerta embutido logo abaixo do quadro de vídeo.

Esse alerta traz informações da Wikipédia ou da Enciclopédia Britânica explicando que existem evidências e comprovações de que o aquecimento global realmente existe. Isso serve essencialmente para desmentir vídeos com explicações pseudocientíficas que tentam dizer o contrário. Por outro lado, esse alerta oficial do YouTube basicamente ajuda a comprovar os vídeos que de fato tentam informar o público sobre o assunto com evidências cientificamente comprovadas.

buzzfeednews

Múltiplas linhas de evidências científicas mostram que o sistema climático está sendo aquecido

Em seu texto em inglês, o alerta diz: “Aquecimento global, também conhecido como mudanças climáticas, é um aumento na temperatura média do sistema climático da Terra e seus efeitos relacionados observados no último século. Múltiplas linhas de evidências científicas mostram que o sistema climático está sendo aquecido”.

Ainda não observamos esse tipo de aviso em vídeos que tratam do assunto em português, o que pode indicar que, por enquanto, o YouTube está trabalhando apenas no conteúdo produzido em inglês.

Outros temas polêmicos, como Óvnis e o pouso da humanidade na Lua, eventualmente também receberão alertas dessa natureza no YouTube.