Oculus VR lança app para ver shows e jogos em arquibancada virtual

3 min de leitura
Imagem de: Oculus VR lança app para ver shows e jogos em arquibancada virtual

Imagine você assistir a um jogo do Barcelona ou do Milan, a um show do Weezer ou do Rolling Stones, sem sair de casa, imerso em um headset de realidade virtual e interagindo com outras pessoas no público? Bem, ainda que essa seja uma ideia básica sobre o assunto e venha sendo explorada já há algum tempo, como no Next VR ou no Within, as companhias ainda estão encontrando a melhor maneira de promover essas experiências. Agora, a Oculus VR lança a plataforma Venues justamente para explorar mais as arenas digitais, com maior interação entre as pessoas do público durante a exibição.

O funcionamento é simples: você põe o headset — seja o Samsung Gear VR, o Oculus Go ou o Oculus Rift — e abre o Venues. Em seguida, é preciso selecionar um Oculus Avatar para representá-lo na “arquibancada” e se conectar ao Facebook, que carrega dados do seu perfil e de outros participantes, para identificá-lo — abaixo falaremos mais sobre isso.

Logo ao entrar, os visitantes já recebem um código de conduta, pois se a ideia é estar em um ambiente social, é preciso agir com as regras que temos na vida real, incluindo a maneira como lidamos com vários desconhecidos ao nosso redor. Então, nada de ficar xingando o árbitro da partida ou tentar agredir os músicos, aqui você também pode cair fora por conta disso.

venues vr

Assistir no Venues lembra uma “sessão em um IMAX gigante”

De acordo com a jornalista Nicole Lee, do Engadget, ao entrar no Venues ela encontrou uma sala virtual com uma arquibancada semelhante a uma sala de cinema IMAX, mas bem maior, com a sensação de estar perto do campo de jogo — neste caso, da quadra, em uma exibição de basquete do Golden State Warriors contra o Memphis Grizzlies, em uma gravação da transmissão ao vivo de dezembro do ano passado.

Segundo Nicole, o movimento da câmera e a qualidade do vídeo, ainda bastante “pixelada”, deixam a desejar. Um representante da Oculus disse que em algumas ocasiões o ângulo de visão será fixo, justamente para favorecer o realismo. Ainda assim, a impressão foi de estar assistindo a um conteúdo inferior a qualquer TV 4K.

oculus venuesO primeiro esquema mostra como é a imersão com a "câmera fixa" e a segunda a que permite você "olhar" para onde quiser

O som é espacial e simula não somente o que vem das atrações como os comentários e barulhos da plateia. Ou seja, você pode escutar tudo o que os outros participantes estão dizendo à sua volta. Não é possível baixar o volume individual, mas você pode deixar quem quiser mudo, bloqueá-los, denunciá-los no caso de incômodo maior e até mudar de assento, desde que ninguém já esteja ocupando o assento digital.

Aquele bate-papo de arquibancada

A boa notícia para quem adora assistir shows, jogos e até filmes comentando tudo o que acontece é que aqui o bate-papo está liberado e, literalmente, “os incomodados que se mudem” (ou “me calem”). O Venues, com o suporte do Facebook, foi criado para incentivar as interações sociais na realidade virtual — algo que nem mesmo a rede de Mark Zuckerberg conseguiu direito com o Facebook Spaces.

Programação começa nesta quarta-feira (30) com o cantor Vance Joy e segue com várias atrações gratuitas

O Venues usa os dados de sua rede de contatos para encontrar um amigo, parente ou conhecido no meio da galera digital. Caso isso aconteça, é fácil você identificar essas pessoas na arquibancada, assim como iniciar uma conversa, “viajando” de assento a assento — incluindo ao lado de pessoas que não são próximas mas que possam ter interesses em comum.

Preocupados com a reputação que o Facebook carrega depois do vazamento de dados do caso Cambridge Analytica, a plataforma tem a opção de desligar o compartilhamento de informações e seu nome não precisa nunca ser revelado, apenas sua Oculus ID. Além disso, há vários monitores acompanhando tudo o que acontece em tempo real, para tomar providências no caso de problemas.

oculus venues

A sessão que Nicole participou contava com poucos participante, contudo, a Oculus já adiantou que alguns eventos podem passar dos mil avatars simultaneamente na mesma arena. A grade de programação já começa na noite desta quarta-feira (30), com uma apresentação do cantor Vance Joy, e estão previstas várias outras atrações, incluindo filmes da Lionsgate, espetáculos da Gotham Comedy e partidas da liga de baseball norte-americana, a MLB. Tudo gratuito, desde, claro, você tenha um headset compatível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.