Como enviar uma mensagem que se autodestroi no Gmail

1 min de leitura
Imagem de: Como enviar uma mensagem que se autodestroi no Gmail

Gmail passou por uma reformulação de visual, mas as novidades não estão só na aparência. Agora, é possível enviar mensagens confidenciais com data de validade e o bloqueio das funções encaminhar, copiar/colar e imprimir. Também é possível configurar uma senha para leitura, que é enviada por SMS para o destinatário.

Apesar de todas essas travas, os prints de tela não são bloqueados, o que torna o serviço útil só até certo ponto. A nova função pode ser utilizada no envio de mensagens para qualquer endereço de email.

Achou o recurso legal e quer testar? Primeiro é necessário que você já esteja utilizando o novo layout do Gmail. Caso ele ainda não esteja ativado, você pode ver nesse link como liberar o acesso.

1. Com o novo layout ativado, crie uma nova mensagem comum. Na barra abaixo da área onde a mensagem será digitada existe um novo ícone. Ele possuiu o formato de um cadeado e clicando ali é possível configurar a mensagem em modo confidencial.

1

2. Agora, você deve definir o tempo que a mensagem ficará disponível para o destinatário, além de escolher se prefere que seja enviada uma senha por SMS. Caso opte por essa função, antes do envio do email, será solicitado o número do telefone celular do destinatário. Assim, ele terá acesso à mensagem somente com a digitação do código enviado pelo Google.

2

3. Após essa configuração inicial a mensagem já pode ser digitada. Caso necessário, é possível alterar as configurações do modo confidencial clicando em “Editar”. Mensagem digitada e segurança configurada, agora é só clicar em “Enviar”.

3

4. Ainda é possível gerenciar as configurações de segurança, mesmo após o envio. Para isso, é necessário acessar o email na pasta de itens enviados e clicar na mensagem específica. Se o email ainda estiver disponível, será mostrado o botão de “Remover acesso” como na imagem abaixo. Caso contrário, será apresentado na mesma posição a opção de “Renovar acesso”.

4

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.