Gmail ganha suporte nativo para acesso offline

1 min de leitura
Imagem de: Gmail ganha suporte nativo para acesso offline

O mês de maio vem sendo bem produtivo para o Gmail. O serviço de email gratuito mais popular do mundo ganhou um visual completamente novo, foi destaque na Google I/O 2018 com o recurso de escrita inteligente Smart Compose e, agora, passa a contar também com um modo offline nativo.

Até agora, era preciso fazer algumas gambiarras (leia-se usar complementos ou apps de terceiros) para fazer isso no PC. Essa novidade vem para eliminar qualquer tipo de necessidade extra e deixar o acesso offline ao Gmail a alguns cliques de distância. O novo recurso começou a ser distribuído neste final para os usuários e, aparentemente, está disponível para todos.

O Gmail offline pode ser utilizado tanto na versão nova quanto no estilo clássico do email da Google e funciona apenas no Chrome— e isso não deve mudar tão cedo. Segundo as instruções da Google, basta acessar as configurações do email e ativar a opção “Ativar e-mail off-line” — clique neste link.

Você precisa, ainda, estar com o Chrome 61 ou superior e o aplicativo oficial Gmail Off-line instalados em seu computador. Com tudo isso, você pode definir exatamente quantos dias de mensagem deseja sincronizar com o seu dispositivo e definir uma forma como o Gmail lidará com os seus dados.

Gmail offlineGmail ganha suporte nativo para uso offline.

São duas opções: em uma, “Manter dados off0line em meu computador”, os dados permanecem armazenados no dispositivo quando você se reconecta à internet; em outra, “Remover dados off-line do meu computador”, os emails baixados são removidos assim que o aparelho volta a ficar conectado.

Depois de salvar as mudanças, o Gmail baixa todas as mensagens recebidas no PC para que você possa acessá-las offline. O processo de sincronização acontece novamente sempre que você está online e é possível até mesmo “enviar” mensagens offline — neste caso, o envio é completado assim que o seu dispositivo volta a ter uma conexão ativa.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.