Google lança plataforma colaborativa para design de interfaces

1 min de leitura
Imagem de: Google lança plataforma colaborativa para design de interfaces

Já faz um tempinho que ouvimos falar do “Material Design 2”, que seria a evolução da linguagem visual da Google. Depois do evento para desenvolvedores Google I/O 2018, a empresa deu mais detalhes e agora lança oficialmente o “Material Gallery”, uma plataforma colaborativa para que os designers possam criar suas propostas com mais facilidade e feedback da própria comunidade.

“O Material Gallery é uma ferramenta colaborativa para fazer upload de trabalhos de design, obter feedback e rastrear revisões de forma rápida e eficiente. Otimizado, o Gallery gera esboços de trabalhos e se conecta aos recursos do desenvolvedor para implementar os Componentes do Material”, define o site.

Em termos de evolução gráfica, não há assim tantas mudanças, além de mais suavidade nas arestas e fluidez na apresentação. A coisa fica robusta mesmo quando se fala em ambiente de trabalho, já que o Material Gallery se tornou basicamente uma estação para produção, teste, revisão e lançamento de interfaces — e tudo cross-plataform, ou seja com disponibilidade de atualização na web ou via smartphones e tablets.

google material design

Ao invés de quebrar a cabeça para reinventar todo o Material Design, a Gigante das Buscas acerta em oferecer o código aberto gratuito para que os próprios usuários desenvolvam versões customizadas. Com isso, a ferramenta também induz à composição de apps que siga as diretrizes para o bom desenvolvimento de software. Para testar e saber mais, clique aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.