Primeira rede 5G é ligada na Austrália, mas não será usada por ninguém

1 min de leitura
Imagem de: Primeira rede 5G é ligada na Austrália, mas não será usada por ninguém

A cidade de South Port, na Austrália, é a primeira do mundo a oferecer pontos de acesso à internet por meio de uma rede 5G. Uma maravilha, um marco, um luxo, mas que poderá ser experimentado por basicamente ninguém. Pois é, apesar da inovação apresentada pela operadora Telstra, ainda não existem dispositivos habilitados a navegar nas altas velocidades do 5G.

Vamos explicar melhor. A tecnologia da Telstra está disponível no 5G Innovation Centre, da própria operadora, e conta com uma estrutura repleta de emissores que espalham o sinal 5G pela região. Para se conectar à rede, as pessoas precisarão apenas ativar o WiFi em seus aparelhos, o suficiente para experimentar a novidade sem pagar nada.

Tecnologia do WiFi e do atual 4G não permitem experimentar toda a velocidade oferecida pelo 5G

Contudo, mesmo que o 5G da Telstra prometa velocidades de até 3 Gbps, o máximo que as pessoas conseguirão aproveitar conectavas via a função WiFi é 100 Mbps. O valor foi o pico registrado durante os testes no dia do lançamento da nova rede e ele é limitado pela própria tecnologia do WiFi, ainda não preparado para bandas mais largas, digamos assim.

Navegar em uma rede móvel a 100 Mbps é algo incrível em qualquer parte do mundo, sem a menor sombra de dúvidas, mas pensar que as conexões poderiam estar fluindo a uma velocidade até 30 vezes superior acaba deixando tudo meio frustrante. De qualquer maneira, é um bom aperitivo sobre o que vem por aí.

Fato é que, além da infraestrutura das operadoras de telefonia móvel, o 5G precisa do apoio e do compromisso das fabricantes de dispositivos portáteis para rodar. E isso deve demorar mais um pouco, especialmente no Brasil: aqui, a GSMA prevê que o 5G chegue apenas em 2025.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.