Como Usar Skype 4

7 min de leitura
Imagem de: Como Usar Skype 4

Todos concordam que o Skype veio para ficar. Apesar de, na época do seu lançamento, ele não ser pioneiro nos recursos que oferecia, o número de usuários aumentou consideravelmente e hoje conta com aproximadamente 15 milhões de usuários online simultaneamente. O propósito desta matéria é mostrar a você tudo que o Skype é capaz, bem como as novidades da versão 4, que já está disponível para download.

O intuito principal do Skype é ser um comunicador por voz, tanto para ligações entre PCs, como para ligações de PC para telefones normais. Mas muitas pessoas utilizam-no também como um comunicador instantâneo alternativo ao MSN e outros. Não esqueçamos do recurso de conversa com vídeo, que teve melhoramentos na versão 4 do programa (que você vai ver logo abaixo).

Interface

A mudança que se percebe logo quando você abre o programa é a interface. A janela do Skype foi redesenhada, mantendo alguns aspectos e tendo outros alterados. Agora, por exemplo, não é aberta uma janela de conversa para cada contato. Tudo o que você fizer fica na janela principal. Para alguns, isso pode ser um incômodo, já que estão acostumados com a maneira que a versão 3 trata as janelas. Mas é só uma questão de adaptação.

Interface modificada do novo Skype.

Na quadro superior esquerdo, sempre estará o seu avatar, sua mensagem pessoal e o menu “Personalize”, que contém as opções de mudança de imagem do avatar, adicionar um vídeo à sua mensagem pessoal, mudar os sons dos eventos do Skype e editar o seu perfil público do serviço. Ao lado do seu nome, há o botão que altera o seu status para online, ausente, ocupado, invisível ou offline, bem como as opções de transferência de chamada.

Se quiser ocultar o seu avatar e sua mensagem pessoal, basta clicar na faixa que contém o seu nome. Para exibi-lo novamente, clique na faixa mais uma vez. Esse comando também serve para exibir e ocultar o avatar e a mensagem pessoal dos seus contatos.

Clique para ocultar e exibir suas informações.

Logo abaixo está o botão “Novo”. Através dele, você pode adicionar novos contatos e iniciar bate-papos com grupos de pessoas. Para procurar contatos, basta digitar o nome ou parte do nome na caixa de busca à direita. Os resultados da pesquisa são instantâneos e serão mostrados no quadro abaixo da caixa de busca.

Sempre há pessoas que não gostam de certas mudanças feitas em seus programas preferidos, ou simplesmente preferem continuar usando uma versão mais velha, pois já estão acostumados com elas. Mesmo esse tipo de usuário poderá baixar a nova versão do Skype, pois é possível alternar entre o modo novo e o clássico, de forma simples e rápida: basta clicar no botão que fica à esquerda do “minimizar”. A janela principal será automaticamente separada das janelas de conversa, fazendo o Skype voltar ao que era antes.

Como alternar entre exibição nova e clássica do Skype.

Lista de contatos

Filtrando sua lista de contatos.A forma como a sua lista se comporta mudará na próxima versão do Skype (lembrando que essa é uma versão beta, então nem tudo pode realmente ser incorporado na definitiva). No teste, as lista de contatos traz duas abas principais: a aba de grupos e a de conversas. A aba de grupos mostra todas as pessoas da lista que estiverem dentro do grupo selecionado. Para alterar o filtro, basta clicar na seta para baixo que fica ao lado do nome do grupo e selecionar a maneira como você quer que seus contatos sejam exibidos.

Se você clicar na seta para baixo, conforme informado acima, o Skype exibirá tudo o que você pode fazer com a exibição dos seus contatos, incluindo criar, remover e renomear grupos, mostrar somente os contatos com quem você conversou recentemente, somente aqueles que possuírem um número de telefone, ou ver aqueles que aguardam a sua aprovação para adicionarem seu nome à lista deles, etc.

A aba “conversas” veio para substituir as janelas separadas de conversa. Todos os contatos com quem você está conversando aparecerão nessa aba. Clicando em um dos contatos, você verá à direita tudo o que pode fazer. No botão “Adicionar”, que fica no topo direito da janela, você adiciona mais pessoas ao bate-papo. Clicando no botão “Adicionar número de telefone”, você pode incluir um número para fazer uma ligação do Skype para o telefone do contato selecionado.

Conversando

Iniciar chamadas de voz, com ou sem vídeo, no Skype sempre foi uma tarefa fácil e não poderia ser diferente na nova versão. Depois de selecionar o contato desejado, basta clicar no botão “Ligar” ou no botão “Chamada com vídeo”, para que o Skype inicie uma conversa por voz ou vídeo, respectivamente.

A parte inferior da área do contato selecionado é onde você deverá digitar as mensagens instantâneas. Assim como nas versões anteriores, há os botões de inserção de emoticons, envio de arquivos e acesso aos extras do Skype. O modo de utilização da caixa de bate-papo ainda é o mesmo: digite sua mensagem e tecle ENTER. Muito simples, não?

Conversando.

Ainda na aba de conversas, um pequeno “X” aparece do lado direito do contato selecionado. Clique nele para que a janela de conversa com este contato seja fechada. Sempre que alguém chamar você no Skype, o nome da pessoas aparecerá na aba “Conversas”. Também aparecerá um ícone na bandeja do sistema, mostrando o número de pessoas que estão contatando você.

Na parte inferior da aba de conversas está o botão “Exibir histórico”. Selecionando um contato e clicando nesse botão, é possível ver toda a interação que você já teve com a pessoa. Na tela de visualização do histórico é possível filtrar quais eventos você quer que sejam mostrados. Você pode filtrar chamadas perdidas, realizadas, arquivos enviados e recebidos, mensagens instantâneas, etc.

Ligações para telefones

Ligar para um telefone a partir do Skype é tarefa mais fácil do que utilizá-lo para chat. Para iniciar uma chamada, basta clicar no botão “Ligar para telefones”. O programa exibirá os números na área direita da interface. Depois de digitar ou clicar nos números desejados, você pode efetuar a ligação ou enviar uma mensagem SMS, caso seja um aparelho celular. Clique no botão “Salvar” caso você queira gravar o número digitado em sua lista de contatos. Será solicitado um nome para o contato e a categoria do telefone (residencial, comercial, celular ou outro).

Janela para fazer ligações para telefones normais.

Se clicar no botão “SMS”, será exibida a tela de edição, para que você digite a mensagem. Logicamente, para enviar qualquer mensagem, você precisa comprar créditos do Skype. A recarga mínima é de 10 Euros (cerca de 25 reais) e pode ser paga através de vários serviços — ex.: cartão de crédito, PayPal, boleto bancário, etc.

Encontrando pessoas

Nem sempre você sabe o número de telefone, nome Skype ou alguma outra informação da pessoa que procura. Clicando no botão “Diretório” e digitando o nome Skype, nome ou e-mail do seu amigo, você pode fazer uma pesquisa no diretório do serviço, em busca da pessoa que quer encontrar.

Encontre seus amigos no diretório.

O Skype não é um simples comunicador, ele também recomenda estabelecimentos comerciais em qualquer parte do mundo. Basta digitar o tipo de lugar que você quer ir e o nome da localidade, como São Paulo, por exemplo. Depois de alguns segundos, o Skype mostrará vários resultados de locais interessantes para você ir, dependendo da pesquisa feita. Será exibido o telefone do estabelecimento e comentários de outros usuários que já foram até lá, para que você fique esperto e não perca tempo indo em lugares ruins.

Fazendo compras

A nova versão do Skype promete ter uma loja virtual embutida, para que, sem sair de casa, você possa comprar todo tipo de produtos. O serviço ainda não está disponível (pelo menos para os brasileiros), mas espera-se que, assim como todos os serviços oferecidos pelo Skype, a loja virtual seja um grande sucesso.

Menus de Ferramentas

Vem aí a quarta versão do Skype.Como a maioria dos softwares, o Skype possui a barra de menus, que é onde toda e qualquer opção do programa pode ser encontrada. Desde alterar as opções do programa (Ferramentas > Opções) até funções avançadas de gerenciamento de contatos e mudança no idioma do programa, tudo está disponível nos menus que ficam na parte superior da interface.

Skypemania

Ao redor do mundo, milhões de pessoas já utilizam o Skype para se comunicarem tanto com seus amigos próximos, quanto aquele parente distante que vive em outro país. Isso é possível através de chat, VoIP, conversa com vídeo ou só com voz. Os brasileiros também já estão se acostumando com as facilidades de poder ligar para telefones normais através do Skype, já que as tarifas são muito mais baixas do que as praticadas pelas operadoras de telefonia. Cabe a você, usuário do Skype, ajudar a informar melhor os seus amigos, para que, assim como você, eles façam muita economia (e também não sejam enganados).

Se você, usuário do Baixaki, acha que não mencionamos algum recurso que você acha importante, fique à vontade para compartilhar sua opinião conosco e com os outros visitantes do site, através do sistema de comentários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.