Uma das rivais mais recentes da Wikipedia, a Everipedia vem conseguindo uma atenção e tanto por usar o modelo de blockchain. Prova disso foi que o serviço acaba de receber um investimento e tanto de vários investidores, totalizando nada menos do que US$ 30 milhões.

O valor, financiado por nomes como o entusiasta por criptomoedas Mike Novogratz, do banco Galaxy Digital, deve ser usado pela Everipedia para o desenvolvimento de seu protocolo de blockchain. E para que ele será usado? Para servir como um token digital — uma chave para que pessoas tenham acesso ao backend da enciclopédia.

A ideia, com isso, é que quem possui um token do serviço poderá criar novos artigos, atualizar postagens e monitorar atividades no site; eles poderão, inclusive, votar para definir qual o próximo conteúdo a entrar no ar. Essas chaves, por sua vez, serão entregues a donos da moeda digital EOS, e deve tornar o processo de edição do site mais transparente, segundo Sam Kazemian, cofundador da enciclopédia, ao Business Insider

“O que nós estamos construindo é um token, e não um token do Chuck-E-Cheese” afirmou ele. “Ele tem uma utilidade específica”, continuou.

Embora toda a teoria seja, no mínimo, bastante impressionante, é preciso lembrar que a Everipedia ainda está incrivelmente distante do número de artigos disponíveis em comparação com a Wikipedia, com 6 milhões de postagens contra 40 milhões. Mas quem sabe não seja exatamente essa mudança de paradigma que fará a diferença para ganhar mais espaço do público e mais conteúdo? Só podemos esperar para ver.

Cupons de desconto TecMundo: