Renovação: Google Fotos apresenta novas funcões e novidades

2 min de leitura
Imagem de: Renovação: Google Fotos apresenta novas funcões e novidades

Há algum tempo, o Google criou o Google Fotos, um serviço de armazenamento de imagens e vídeos. Na época, houve certo alvoroço com a novidade por um motivo bem simples: o serviço era ilimitado e permitia que o usuário enviasse fotos com até 16 MP e vídeos com qualidade máxima. Tudo de bom, né? 

Agora, os usuários vão poder curtir mais algumas novidades liberadas pela Google para o serviço. Anteriormente, boa parte das atualizações do Fotos eram voltadas mais para pequenas correções de erros e, embora ainda não haja grandes mudanças, você com certeza vai curtir os novos recursos: com a versão 3.13, ficou mais fácil pesquisar as Motion Photos, e é possível configurar notificações personalizadas e controles, entre outras novidades. Ficou curioso? Confira mais detalhes:

Filtro para as Motion Photos 

1

Você pode não ser grande fã da Apple, mas com certeza já ouviu falar das Live Photos. Trata-se de uma espécie de foto que grava alguns frames antes de a imagem ser capturada e alguns após o clique, o que forma uma imagem animada com apenas alguns poucos segundos e que pode ser rodada com eficiência apenas em dispositivos Apple — ou pelo menos até o momento. Para não ficar atrás, a Google lançou as Motion Photos em novembro do ano passado, recurso que funciona de forma bem parecida. 

O problema é que, até agora, as Motion Photos ficavam misturadas com as outras imagens da galeria do Fotos, de modo que o usuário não conseguia distingui-las. Agora, a atualização trouxe um mecanismo de busca que separa as Motion Photos, para deixar tudo mais fácil na hora de pegar sua imagem favorita. Para usar o recurso, é só tocar na barra de pesquisa e, depois, na opção “Mostrar mais”, nas categorias mostradas. As Motion Photos estarão no final da lista de opções. Fácil, né?

E os Álbuns de Fotos? 

No ano passado, a Google também trouxe os “Álbuns de Fotos”, uma espécie de versão impressa das fotos armazenadas no serviço de imagens. O recurso foi criado justamente para que não seja necessário selecionar uma foto de cada vez, já que a inteligência artificial do Google Fotos faz todo o “trabalho pesado”, selecionando as melhores fotos da galeria e criando álbuns com elas. 

Assim, a novidade da vez foram algumas notificações adicionadas no recurso. Agora, há três delas: uma avisa o usuário a respeito de preços especiais, promoções e outras coisas que podem ser interessantes na hora de criar seu álbum. A outra lembra o usuário de rascunhos que não foram finalizados, para aqueles momentos em que você começa a criar algo, mas não termina. Por fim, a última simplesmente mostra algumas sugestões para criar álbuns de fotos. Caso você tenha achado as novas notificações irritantes, fique tranquilo, pois é possível desativá-las nas configurações do app. 

Compartilhando com todo mundo

Google Fotos

Você provavelmente já recebeu várias fotos enviadas de uma só vez por um contato, certo? Agora, você pode enviar de volta fotos em quantidade para contatos favoritos. É verdade que a mudança não é tão grande assim, mas a nova versão do aplicativo permite enviar automaticamente as fotos, e o mais bacana: o próprio aplicativo já preenche, de forma automática, os dados da pessoa com quem você está compartilhando as imagens. Trata-se de um recurso simples, mas que deixa tudo mais fácil e organizado, além de ajudar o usuário a economizar tempo na hora de compartilhar fotos com os amigos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.