)
Pacotes de dados ilimitados são uma raridade e, normalmente, com preços bastante altos (independente da operadora). Por isso, é bom segurar as transferências do seu smartphone e manter um registro de disponibilidade de dados.
Nossos vídeos em destaque
Confira agora algumas dicas para reduzir e controlar seu plano de dados.
Controle melhor seu plano de dados
Potência não é nada sem controle. Essa frase já foi usada para vender amortecedores, mas se encaixa perfeitamente na nossa situação. Não adianta ter um plano de dados de 2 GB mensais se você acaba gastando 3 GB no fim do mês.
Existem alguns jeitos de evitar surpresas como essa e monitorar de perto quanto é que você está consumindo do seu plano de dados.
1. Software de controle
Independente se você possui um iPhone, um iPad ou um dispositivo com Android, existem programas para monitorar o consumo de dados. Em aparelhos da Apple, você pode usar o DataMan Lite. Se usar um Android, uma das melhores opções é o 3G Watchdog.
)
Ambos possuem suas peculiaridades, mas basicamente funcionam medindo a quantidade de dados enviados e recebidos pela sua conexão 3G ou Edge (também conhecida como 2G). Você insere as informações de vencimento do serviço (quando “zera” o contador de dados) e o tamanho do plano (200 MB, 2 GB, 10 GB etc.). O software então calcula a porcentagem de dados que você já consumiu no mês e emite avisos de alerta quando você estiver próximo de estourar seu pacote.
É bom lembrar também de sempre desabilitar a conexão de dados quando ela não for necessária. No Android, existem softwares, como o APN Droid, que adicionam widgets à Área de trabalho, permitindo ligar e desligar as conexões com apenas um toque.
2. Gerenciamento pelo painel da operadora
A maioria das operadoras possui um painel de controle para monitoramento das informações referentes à sua conta.
)
Normalmente esse serviço é contratado como uma adição ao plano e permite que o usuário visualize a quantidade de minutos utilizados no pacote de voz e a cota usada do plano de dados. Em muitos serviços, é possível enviar avisos via SMS caso os limites cheguem em 50, 75 e 90% de utilização, por exemplo.
O painel de controle normalmente pode ser acessado pela internet em qualquer computador online. Confira com a sua operadora sobre a disponibilidade do serviço. Às vezes, é melhor pagar uma pequena taxa pelo monitoramento e evitar cobranças enormes no fim do mês.
Diminua seu tráfego de dados
O objetivo de ter um plano de dados é ter conexão quando você precisar, onde você precisar. Por isso é melhor baixar seu consumo de megabytes, de forma que sobre alguma transferência para o fim do mês. Não adianta muita coisa um plano de 10 GB se você consome todo ele em 15 dias.
3. Use as conexões Wi-Fi ao seu redor
Muitos lugares oferecem aos seus clientes conexão sem fios de graça. Cafés, bares, hotéis e restaurantes deixam hotspots abertos, para qualquer um se conectar, ou com uma senha para conexão que pode ser pedida para qualquer funcionário do estabelecimento.
)
Não é vergonha pedir ao garçom a senha do wireless. Afinal de contas, o estabelecimento está cobrando por aquele serviço, embutindo essa comodidade no valor de todos os outros produtos que você consome.
Dessa forma, você usa a conexão sem fios do seu smartphone e não precisa deixar habilitada a conexão de dados para enviar e receber informações.
Na casa de amigos e parentes, é a mesma história. Assim, você pode estar sempre conectado e sem consumir seu plano sem parar.
4. Utilize um GPS offline
A maioria dos smartphones possui antenas de GPS embutidas, que permitem ao usuário manejar o smartphone como um aparelho de navegação. Muitos serviços, no entanto, dependem da transferência de dados para fazer os mapas funcionarem. Essa transferência é feita por meio do wireless ou da conexão 3G e Edge do seu aparelho.
)
Existem diversos softwares de navegação que utilizam mapas armazenados na memória interna ou externa do aparelho. Infelizmente a maioria desses aplicativos é paga, mas você pode experimentar as versões de demonstração do iGO Primo (para iPhone) e do Sygic: GPS Navigation (para Android).
5. Mantenha seus arquivos na memória, e não na nuvem
O Cloud Computing chegou para ficar. Serviços como o iCloud e o Google Music permitem que o usuário armazene suas músicas (e outros arquivos) em um servidor online e busque-os quando quiser, onde quiser. A ideia é ótima, mas, infelizmente, as tarifas de planos de dados ainda não acompanharam essa evolução.
)
Se você quer escutar músicas no seu smartphone ou tablet, armazene seus arquivos no cartão de memória externa. Além de estarem disponíveis para você à hora que forem necessários, você não corre o risco de ficar sem arquivos essenciais porque a região em que você se encontra está com a conexão ruim. E, não menos importante, evita o consumo de tráfego de dados no seu plano.
6. Vá “de leve” com o YouTube
)
A internet e todo o seu conteúdo são uma maravilha que mesmeriza facilmente seus usuários. Você deve, no entanto, se controlar e maneirar nos serviços de streaming de vídeo. Lembre-se de que um clipe em média qualidade no YouTube tem uma média de 4 MB por minuto.
Isso quer dizer que se você tiver um plano de dados de 200 minutos, pode assistir a apenas 50 minutos de vídeo no serviço (sem contar o carregamento das páginas e a navegação). Levando em conta que uma música tem em média quatro minutos, você pode assistir a pouco mais de 12 clipes por mês antes de estourar seu pacote de dados (novamente, levando em consideração apenas a média de streaming de vídeo, sem contar a navegação).
Isso serve também para videochamadas por 3G (nos aparelhos em que isso é possível) ou acesso remoto à câmera (caso você tenha instalado um software de monitoramento remoto, por exemplo).
Ou seja, se você quer poder navegar sem pagar extras por cotas excedidas, é melhor ficar longe de serviços de vídeo. Ou acessá-los apenas pelo Wi-Fi.
Não é só em smartphones e tablets
Vale lembrar que a maioria dessas dicas funciona também para quem tem um computador com modem 3G. É claro que você não vai baixar widgets do Android ou aplicativos para iPhone no seu laptop, mas atitudes como ativar o painel de controle da operadora e visualizar menos conteúdos online ajudam você a economizar nos dados desses dispositivos também.
. . . . .
Você tem alguma outra dica de como economizar no plano de dados para celulares e tablets? Deixe seu comentário aqui em baixo e ajude outras pessoas a salvarem bits e bytes que, de outra forma, seriam jogados fora.
)
)
)
)
)
)