Intel anuncia chips para o novo e mais rápido padrão de WiFi, o 802.11ax

2 min de leitura
Imagem de: Intel anuncia chips para o novo e mais rápido padrão de WiFi, o 802.11ax
Imagem: securedgenetworks

A Intel está anunciando novos chips para promover chegada do mais recente padrão de WiFi, o 802.11ax. A tecnologia ainda está sendo desenvolvida, e sua padronização final será publicada pela Wi-Fi Alliance no ano que vem, mas a Intel já pretende ter chips para roteadores e outros dispositivos como smartphones e notebooks entrarem nessa nova onda ainda em 2018. A empresa explicou em uma publicação oficial que está trabalhando em cima do mais recente “rascunho” da tecnologia da WiFi Alliance, esperando que as coisas não mudem tanto até a padronização oficial acontecer.

Mesmo ainda inacabado, o padrão 802.11ax já é consideravelmente mais poderoso que o atual 802.11ac. A Intel explica que ele será capaz de quadruplicar a taxa de transferência média entre roteadores e dispositivos clientes compatíveis, bem como aumentar em 40% o pico de velocidade para um dispositivo individual.

O grande avanço é a sua capacidade de funcionar de forma mais estável em ambientes congestionados ou muito densos

Mas o grande avanço no desenvolvimento do 802.11ax em comparação com o 802.11ac é a sua capacidade de funcionar de forma mais estável em ambientes congestionados ou muito densos.

Isto é, o novo padrão do WiFi será capaz de entregar mais velocidade mesmo em ambientes com muitas redes sem fio funcionando ao mesmo tempo e também conseguirá lidar com uma quantidade maior de dispositivos sem perder estabilidade. Tecnicamente falando, estamos esperando uma velocidade máxima de 14 Gbps, duas vezes mais que o atual padrão, operando em dois canais da banda dos 5 GHz.

Adiantada? Não exatamente...

Apesar de a Intel já estar se preparando para produzir chips antes mesmo da certificação oficial da tecnologia no ano que vem, a empresa não está exatamente muito adiantada. A Qualcomm, por exemplo, anunciou em fevereiro de 2017 que estava produzindo chips para o 802.11ax. A Huawei, por sua vez, vem experimentando com essa novidade desde 2014. Esses chips das concorrentes, naturalmente, não passaram de experimentos, uma vez que o novo padrão se desenvolveu significativamente no último ano.

De qualquer maneira, é interessante que as fabricantes de chips já estejam adiantando seu trabalho nesse sentido para que, no ano que vem, elas precisem apenas corrigir algumas coisas ou fazer pequenas adaptações para seus componentes estarem de fato 100% prontos. Com isso, fabricantes de roteadores, de smartphones, notebooks e de vários outros dispositivos clientes terão chips disponíveis mais rápido e, consequentemente, colocarão seus produtos em menos tempo nas mãos dos clientes.

intel

Isso não quer dizer, infelizmente, que já estaremos completamente imersos no 802.11ax em 2019. Só recentemente é que WiFi 802.11ac começou a aparecer em uma grande quantidade de novos aparelhos, e o padrão mais novo só vai experimentar a mesma popularidade quando todos nós começarmos a trocar os dispositivos que temos em casa e em nossos bolsos. Isso pode levar alguns anos, mas considerando o avanço da Internet das Coisas, talvez vejamos uma adoção mais rápida dessa vez.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.