Huawei testa roteador WiFi que pode atingir velocidades de 10,5 Gbps

1 min de leitura
Imagem de: Huawei testa roteador WiFi que pode atingir velocidades de 10,5 Gbps

O seu roteador de internet sem fio pode ser de altíssima qualidade, mas nós temos certeza de que ele não é capaz de transmitir sinal de velocidade tão alta quanto você deseja. Mesmo que a sua conexão de alta velocidade, as transmissões wireless raramente aproveitam isso ao máximo. E um dos motivos para isso está nos padrões de espectros que são utilizados nos envios e recebimentos de pacotes de dados.

Mas a Huawei está testando um novo roteador Wi-Fi que pode acabar com esse tipo de problema para os consumidores. Trata-se de um sistema que utiliza protocolos baseados em um padrão ainda não disseminado: o 802.11ax, que deve ser inserido no mercado nos próximos anos. Segundo a fabricante, o truque do novo roteador é utilizar as ondas com mais eficiência do que os aparelhos atuais.

E os resultados disso têm sido bem interessantes, uma vez que já foi comprovado o sucesso das conexões em até 10,5 Gbps — que permitira o download de arquivos em velocidades próximas ao 1,25 GB por segundo. Isso é mais de dez vezes a velocidade que as conexões mais rápidas da atualidade podem oferecer aos consumidores. A Huawei ainda afirma que não é necessário utilizar transmissão de altas frequências para atingir as velocidades.

Isso acontece porque o roteador consegue encontrar espectros livres autonomamente. Dessa forma, as transmissões de dados ocorrem em faixas de frequência mais livres e com pouca ou nenhuma interferência de outras ondas que podem estar no mesmo ambiente. Estima-se que essa tecnologia — junto com os protocolos 802.11ax — esteja disponível apenas em 2018. Para um futuro mais próximo o máximo que devemos chegar em redes domésticas é aos 7 Gbps (802.11ac-2013).

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.