Emoji 'errado' de hambúrguer da Google gera comoção nas redes sociais

2 min de leitura
Imagem de: Emoji 'errado' de hambúrguer da Google gera comoção nas redes sociais

Quando você pensa em um cheeseburguer clássico, qual é a ordem de alimento que vem na sua cabeça? O tradicional é, de cima para baixo, a seguinte organização: pão, salada, queijo, carne e pão. Só que diferentes receitas e interpretações podem acontecer — e isso gera um debate muito mais acalorado do que você imagina.

Tudo começou no último sábado (28), com o escritor Thomas Baekdal notando no Twitter que o emoji da Google para o cheeseburguer (que na verdade se chama "hamburguer emoji", de acordo com a Emojipedia) é simplesmente bizarro. O designer preferiu colocar o queijo por baixo — o que é um sacrilégio para muitos amantes dessa iguaria, já que impede que ele derreta direito e ainda deixa o pão inferior extremamente molhado com gordura.

A postagem incendiou um debate e uma análise de todas as outras representações de hambúrguer nos emojis de empresas e serviços. A Apple, por exemplo, também traz uma variação — a folha de alface vai no fim, justamente para segurar os líquidos e deixar o pão de baixo macio e seco. Cadeias de fast-food dos EUA, como a In-N-Out, fazem o mesmo procedimento.

O chefe garantiu

Até mesmo o CEO da Google, Sundai Pichai, entrou na brincadeira. De forma bem-humorada, ele afirmou: "Nós vamos largar tudo o que estamos fazendo e dar atenção para isso na segunda-feira, mas só se vocês concordarem na forma correta de fazer isso!".

A guerra do sanduíche

Desde 2015, cada empresa e serviço escolhe como vai representar o seu sanduíche. Confira mais algumas representações — e julgue a forma mais correta de acordo com o seu gosto.

O da Microsoft é o formato clássico e conservador, sem grandes alterações e com um queijo levemente derretido no meio.

Um desenho de hambúrguer.

Já a Samsung também traz um design esquisito. Ela separa o tomate da folha de alface pelo queijo, uma ordem nada comum.

Um desenho de hambúrguer.

O cheeseburguer da LG não inclui tomates, ou eles ficaram escondidos pelo resto da salada. O pão de cima também parece ser bem desproporcional.

Um desenho de um hambúrguer.

HTC tem um formato simétrico e caricatural para o hambúrguer, com duas fatias e também sem tomate.

Um desenho de um hambúrguer.

WhatsApp traz mais molhos do que o normal e coloca a salada por último, sem gergelim ou algum outro grão no topo. De ponta-cabeça, ele seria o modelo "polêmico" da Google.

Um desenho de um hambúrguer.

A rede social Facebook e o chat Messenger possuem desenhos bem diferentes, apesar de serem do mesmo serviço. A ordem dos alimentos é a mesma.

Um desenho de um hambúrguer.

E parece que a Google não é polêmica só na representação do cheeseburguer: de forma igualmente bizarra, no emoji de cerveja, a caneca está pela metade e ainda cheia de espuma.

Será que Sundar Pichai vai mesmo ordenar a alteração do emoji nos serviços da empresa? E para você, qual é a representação mais correta desse alimento? Deixe a sua opinião nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.