Brincadeira no Facebook pede que crianças sumam para preocupar os pais

3 min de leitura
Imagem de: Brincadeira no Facebook pede que crianças sumam para preocupar os pais

Mães e pais ficaram aterrorizados após o sumiço de seus filhos em Belfast, capital da Irlanda do Norte. Foram dois dias de angústia durante os quais eles temeram pelo pior. “Fiquei apavorada de eles estarem mortos, terem sido violentados, traficados ou assassinados”, declarou uma mãe após as crianças terem sido encontradas.

“Mas essas crianças acham isso engraçado. Não houve sequer um momento de remorso quando meu filho foi levado sob custódia pela polícia e quando foi trazido para casa. Eu vi postagens com selfies feitas do carro da polícia”, alegou. “Foi aterrorizante, mas meu filho, de 14 anos, não parece perceber isso. Eles precisam de um alerta, mas fico preocupada sobre como seria isso.”

A origem de tudo isso seria uma brincadeira que circula no Facebook chamada de “Desafio das 48 horas”, uma espécie de remix do “Jogo das 72”, que ganhou a internet em 2015 e supostamente pedia para que crianças sumissem por 3 dias com o simples objetivo de aterrorizar os seus pais.

Sumiço de 48 horas

Diversas publicações dos EUAdo Reino Unido relataram o caso das crianças simulando o seu sumiço durante 48 horas na Irlanda do Norte. Todas as notícias citaram a tal brincadeira do Facebook e, mais especificamente, o grupo de Belfast.

Crianças desapareceram a fim de acumular pontos em um suposto novo jogo sinistro que circula pelo Facebook

De acordo com as notícias, enganar os pais dessa forma rende pontos para crianças e adolescentes no jogo — quanto mais conseguirem chamar a atenção de seus familiares e amigos, mais pontos eles acumulam. Para isso, postagens nas redes sociais com cartazes de desaparecidos e mobilizações para encontrar os sumidos entram na contagem como resultados positivos da pegadinha.

Além do caso das crianças citado no início do texto — elas teriam permanecido desaparecidas por 55 horas porque se esqueceram de respeitar o limite de 2 dias imposto pela brincadeira —, outro caso noticiado pelo Daily Mail no dia 19 de outubro trata do sumiço de duas crianças, de 11 e 12 anos, que foram encontradas pouco mais de 24 horas depois. Estaríamos diante de uma nova onda de brincadeiras bizarras espalhadas pela web?

Só mais um boato?

Você deve se lembrar do rebuliço causado recentemente pela brincadeira da Baleia Azul. O caso veio à tona após denúncias de que crianças estariam sendo incitadas a causar ferimentos em si mesmas por meio das redes sociais. Antes disso, o próprio caso do Jogo das 72 também assustou pais e familiares a respeito de uma grave ameaça circulando pela internet.

Além da bizarrice, o que mais esses casos têm em comum? Bem, é simples: ambos são falsos — e, de acordo com alguns especialistas, o Desafio das 48 horas também se soma à lista de boatos. Segundo a agência de verificação de fatos Snopes, não há qualquer indício significativo de que se trata de fato de uma brincadeira espalhada de internet.

Isso porque os jornais que cobriram o caso, como o BelfastLive ou o Daily Mail, citam apenas os pais das crianças como fontes de que elas participavam de um jogo — e eles serviram de base para todas as demais notícias sobre os desaparecimentos. Além disso, a única informação sobre isso vem das próprias crianças, pois não há uma investigação contundente a respeito disso para indicar uma prática sendo espalhada pela internet.

Falta de mais casos e de evidências sobre uma corrente nas redes sociais sugere que o caso do 'Desafio das 48 horas' é falso

O único evento confirmado relacionado ao Desafio das 48 horas é o do grupo de crianças que abre este texto. No segundo, o das crianças de 12 e 11 anos de idade, há apenas a suspeita de que isso possa estar relacionado ao jogo, mas nada foi confirmado até agora. Em suma, a falta de ligações convincentes entre as duas situações e a origem pouco confiável das informações a respeito da brincadeira reforçam a suspeita de que tudo não passa de um boato inventado pelas crianças norte-irlandesas.

Vale ressaltar que a dúvida não envolve exatamente o sumiço em si — aparentemente, isso de fato aconteceu. O boato em questão é a existência de uma corrente na internet que incentiva as crianças a simularem o seu sumiço para acumular pontos ao preocuparem os seus pais, ou seja, o Desafio das 48 horas seria falso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.